quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Consulesa norte-americana visita o projeto Vira Vida no Piauí


A Consulesa dos Estados Unidos no Nordeste, Usha Pitts, na manhã desta terça-feira, 29, veio ao Piauí. Dentre os seus compromissos oficiais no estado, ela visitou o Projeto Vira Vida. Recepcionada pelas jovens e adolescentes atendidas na Unidade Operacional Integrada Jair Meneguelli, ligada ao Serviço Social da Indústria (SESI), a consulesa pôde conhecer o funcionamento e entender um pouco mais como é desenvolvido o Projeto.
Com uma proposta voltada para a formação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Vira Vida, hoje atende cerca de 73 jovens e adolescentes que recebem educação básica e profissionalizante. De acordo com a coordenadora estratégica do Projeto, Kátia Luz, a iniciativa é voltada para viés educacional pedagógico e também a empregabilidade.
“São oferecidos aos nossos jovens o ensino básico e o ensino profissionalizante, simultaneamente. A construção do conhecimento na Unidade é diária e uma das nossas principais parcerias é com o jovem acolhido em situação de vulnerabilidade. Ter uma consulesa conhecendo o Projeto é gratificante. È uma prova que o Vira Vida está no caminho certo”, destaca. Na ocasião, a consulesa teve a oportunidade de conhecer todas as estações físicas do Projeto Vira Vida, incluindo o laboratório de modelagem e a oficina de costura.
Segundo Usha Pitts projetos sociais como o que ela teve oportunidade de conhecer no Piauí é importante para o desenvolvimento social do Nordeste brasileiro. “Estou há três meses a frente do consulado dos Estados Unidos no Nordeste e chego aqui no Piauí para conhecer. Fiquei muito encantada com o trabalho social realizado pelo SESI e esse é um exemplo a ser seguindo”, ressalta.          
“Uma virada na vida de meninos e meninas do Brasil” é com esse slogan que o "Vira Vida'' vem sendo desenvolvido no Piauí pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), por meio do Departamento Regional do SESI, em parceria com as entidades do Sistema 'S': Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).
O Vira Vida atende jovens com os cursos de Costureiro Industrial e Auxiliar Administrativo. Destes, 11 encerra ainda neste mês de dezembro o curso de Costureiro Industrial. Desde a implantação do projeto no Piauí, 115 jovens já foram beneficiados.
Além da visita ao Projeto Vira Vida, a consulesa esteve na sede da FIEPI em uma reunião com os membros da diretoria. O objetivo foi estreitar laços e mostrar as potencialidades de investimento no estado.   
  
PROJETO VIRA VIDA
O Projeto Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI). O programa é voltado para a formação profissional de jovens e adolescentes entre 16 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social.
O "Vira Vida'' vem sendo desenvolvido no Piauí pelo Departamento Regional do SESI, em parceria com as entidades do Sistema 'S': Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).
O Projeto foi apresentado em Teresina, no mês de setembro de 2009, pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli. Inicialmente, foram matriculados 50 jovens em situação de risco e com idade entre 16 e 21 anos, em dois cursos de qualificação profissional ministrados pelo SENAI. Costureiro Industrial, voltado para o setor Vestuário, e Auxiliar Administrativo, que abrange vários segmentos de serviços. As aulas dos cursos profissionalizantes começaram em abril de 2010.
No dia 24 de março de 2011 aconteceu a formatura da 1ª turma do Vira Vida formada por 29 alunos participantes do curso Auxiliar Administrativo.
Hoje, o Vira Vida atende 73 alunos, divididos entre os cursos de Costureiro Industrial e Auxiliar Administrativo. Destes, 11 concluem ainda neste mês de dezembro o curso de Costureiro Industrial. Desde a implantação do projeto no Piauí, 115 jovens já foram beneficiados. 17 estão já estão inseridos no mercado de trabalho, outros em processo de seleção e alguns já montaram seus próprios negócios.

Edson Almeida
Ascom Fiep

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...