quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Delegada diz que Polícia Civil tem estrutura para atender cidade

Local onde funciona a delegacia regional/ Imagem: Proparnaiba.com
Na manhã de ontem (23), a delegada regional, Maria de Jesus Pereira Bastos, disse que hoje, a Polícia Civil de Parnaíba conta com 57 policiais civis e ela complementou dizendo que as delegacias de Parnaíba têm estrutura suficiente para atender a demanda populacional,

mas diz que a cidade está crescendo e o número de pessoas que trabalham na polícia necessariamente tem que aumentar.

Com relação ao número de peritos que atendem a cidade de Parnaíba e regiões circunvizinhas, estes são três, sendo que um, trata-se do Dr. Francisco Pires, que é o mais antigo, que há muito tempo trabalha na Polícia Civil prestando serviços e os outros dois são concursados, Drs. Artur e Elias.

No que diz respeito a informações de que funcionários de outras secretarias que prestam serviços para Polícia Civil e que brevemente se aposentarão, a delegada afirma desconhecer a aposentadoria destas pessoas.

A respeito das fugas, Maria de Jesus declarou que recentemente ocorreu a fuga de presos, mas a polícia imediatamente tomou providências no intuito de recuperá-los e colocá-los novamente na cela, pois estes estão sob a guarda da justiça. Ressaltou ainda, que diante disso, a corregedoria e o judiciário são imediatamente comunicados do ocorrido.

Os procedimentos realizados nos casos de fuga se dão inicialmente quando o delegado de polícia abre inquérito policial novamente contra estes presos que deveriam estar na cela, e de acordo com a delegada, a família de um dos foragidos entrou em contato com ela para comunicá-la do retorno deste para a cadeia espontaneamente, já que está arrependido e os outros dois, Maria de Jesus garante que em alguns dias serão capturados.

Em relação aos resultados de fugas já apuradas, ela disse que não tem como falar se os resultados apontaram falta de estrutura ou negligência, pois os fatos são remetidos à corregedoria e esta fica encarregada de apurar se o policial teve culpa ou não do fato. Porém, a delegada afirma que é necessário haver uma fortificação das celas para que fugas não aconteçam.

A avaliação de Maria de Jesus Bastos com relação ao trabalho realizado pelas delegacias de Luís Correia, Buriti dos Lopes e Ilha Grande, ela disse que Luís Correia está sob a titularidade do delegado Eduardo Ferreira, que ela considera com experiente; em Buriti dos Lopes, o delegado Rodrigo que assumiu provisoriamente o lugar da Dra. Carla Brizzi, afastada por motivos de saúde.

Maria de Jesus informou que o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra disse que brevemente a região norte passará a contar com mais dois delegados. A delegada também ressaltou que, recentemente veio um engenheiro verificar o local onde será instalado o Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba, que será localizado nas antigas instalações do Hospital Colônia do Carpina e contará com estrutura adequada, tendo em sua composição três médicos legistas.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...