quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Parnaíba ganhará Centro de Atenção Psicossocial contra drogas


A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) já fez visita para definir os lugares de construção do Centro de Atenção Psicossocial em Parnaíba.

Além da realização de campanhas de mobilização da sociedade contra as drogas, em especial o crack, o Governo do Estado construirá estruturas que visam o tratamento de dependentes químicos no Piauí. Três novos Centros Psicossociais contra o álcool e outras drogas serão construídos nas cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano. Os chamados CAPs AD3 deverão funcionar 24h.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Leda Trindade, o Piauí é o segundo estado do Nordeste e o quarto do país a receber esse tipo de estabelecimento. Os recursos serão oriundos do Ministério da Saúde. Para tanto, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) já iniciou as visitas para definir os lugares de construção dos estabelecimentos.

“O Ministério da Saúde determina que em cada estabelecimento tenha de 8 a 12 leitos e podemos ter vagas, tanto para o masculino, quanto para o feminino. A demanda é que nos guia, sendo que a equipe vai decidir pela internação ou não do paciente”, esclarece Leda Trindade.

As internações e os tratamentos são realizados de acordo com a vontade do paciente. As equipes serão compostas por multiprofissionais, como psicólogo, psiquiatra, clínico geral, enfermeiro, assistente social, dentre outros. “Será uma coordenação que funcionará de forma responsável e comprometida”, complementa a gerente de Atenção à Saúde.


Jornal da Parnaíba | Por Thamirys Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...