sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gastão Vieira assume o MTur e promete trabalhar para reduzir miséria na região do Delta do Parnaíba


Presidente Dilma cumprimento o novo ministro do Turismo
o deputado federal pelo Maranhão, Gastão Viera
Ao dar posse ao novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, a presidente Dilma Rousseff destacou a importância da experiência do novo titular da pasta, mas reconheceu que a escolha foi política, o que segundo ela não desmerece sua escolha. No discurso fez um apelo para que o ministério invista em programas de qualificação de mão de obra. Já Gastão Vieira, que chegou a se confessar "assustadíssimo" com o convite prometeu empenho para corresponder as expectativas e defendeu um trabalho articulado com outros ministérios, incluindo o programa Bolsa Família na geração de empregos para o setor. Durante sua fala, Gastão Vieira, prometeu trabalhar incansavelmente para reduzir miséria na região do Delta do Parnaíba.

A solenidade prestigiada por senadores e deputados além de toda a diretoria do Ministério do Turismo e da Embratur, liderada por seu presidente Flavio Dino, além de familiares de Gastão Vieira. A mesa foi composta pelo senador José Sarney e logo na solenidade de posse o novo ministro fez questão de afirmar que gostaria de ter uma posse simples e ao final do seu governo "uma saída cheia de sentiimentos do dever cumprido". Dizendo-se emocionado pediu permissão ao senador José Sarney para citar uma frase de Antonio Vieira.

"Somos o que fazemos. Só existimos quando fazemos e no dia em que não fazemos apenas duramos" afirmou. Em seguida se dirigiu a Dilma Rousseff e afirmou. "Estou aqui para fazer um trabalho justo do ponto de vista social e equilibrado do ponto de vista econômico. Tenho noção do tamanho da missão que estou abraçando e me sinto honrado pelo reconhecimento e confiança em mim depositada e pelo meu partido". Gastão Vieira destacou ainda em seu discurso o apoio do vice presidente Michel Temer e reconheceu que ao ser comunicado da decisão do partido ficou assustado. "Estava com tanto medo ao me dirigir ao seu encontro que não tive como dizer não ao convite para assumir a pasta"

Logo em seguida falou da sua disposição de servir ao país e falou de sua experiência como secretário de planejamento e educação. "Ali aprendi a trabalhar com dedicação e zelo". Sobre sua intenção à frente da pasta lembrou que o MTur tem que utilizar o potencial do país para desenvolver o turismo tanto no segmento nacional como fator de desenvolvimento social. "Precisamos trabalhar o Brasil sem miséria articulado com outros ministérios para fazer com que as pessoas do Bolsa Família possam ser integradas ao mercado".

Destacou como exemplo a miséria na região do Delta do Parnaíba. "Precisamos dar oportunidade de emprego a todos e nós não temos tempo a perder. Procurarei cooperação com os demais ministérios para potencializar resultados". afirmou. Destacou também as entidades como o Conselho Nacional de Turismo e o Forntatur. "Todas estas entidades deverão trabalhar em comum acordo com o Ministério que vai definir os princípios que vão nortear o setor". Ao final de seu discurso, Gastão Vieira se disse honrado em assumir uma função "que talvez já não pensasse mais pois gosto de ser deputado". Logo a seguir garantiu que irá transportar sua paixão pelo trabalho para se dedicar o turismo e fez um alerta.

"O PIB do Turismo não pode ser ignorado e temos áreas a explorar. Se crescemos no consumo de bens duráveis porque não crescer nos produtos e serviços do turismo. Precisamos incorportar o turismo interno como produto e serviço a ser consumido". Para ele o cenário atual exige "prudência em função da crise internacional, mas a saída é olhar o mercado doméstico". Prometeu trabalhar incansavelmente e sonhar por um país melhor. E finalizou seu discurso ao lembrar que há 220 anos atrás seu ancestral Antonio Vieira foi ministro da Marinha e se sentia muito emocionado e honrado.

Logo em seguida a presidente Dilma Rousseff saudou Gastão Vieira e os senadores José Sarney e Renan Calheiros. "Tenho certeza de que ele honrará seus ancestrais e sua família". Falou do bom momento do Brasil e dos mega eventos que o país irá receber. "Hoje começou a contagem dos mil dias para a Copa de 2014 e o turismo tem alcançado taxas asiáticas de crescimento". Destacou a diversidade do país e o papel do MTur. "Esta indústria pode movimentar milhões e lembro que é fundamental a importãncia de toda a equipe pois temos um horizonte de muito trabalho e grandes desafios".

Dilma Rousseff fez questão de garantir que em seu governo serão realizados os investimentos necessários para provir os equipamentos da infra estrutura adequada. "Vamos garantir a população e aos turistas o que for necessário. Há muito o que fazer para melhorar a qualidade no atendimento aos turistas. Precisamos formar mão de obra capacitada e tenho certeza de que o nosso ministro com sua experiência na área de educação tem grande contribuição a dar na formação destas pessoas". A presidente manifestou sua esperança de que o novo ministro possa contribuir com projetos de capacitação.

Dilma lembrou que na conversa com o ministro ouviu dele que não era preciso inventar a roda mas aproveitar os projetos em andamento. Ela prometeu todo seu apoio para garantir infraestrutura e qualidade no serviço. Elogiou a experiência do ministro como deputado e secretário e fez questão de ressaltar que escolhas políticas não desmerecem sua indicação. "É com políticos e técnicos que se exerce um trabalho competente".

Jornal da Parnaíba | Por: Luiz Marcos Fernandes/Mercados & Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...