quarta-feira, 27 de abril de 2011

Wilson Martins solicita e Polícia Federal vai investigar corrupção na Polícia Civil do Piauí


O governador Wilson Martins (PSB) e o secretário de Segurança Robert Rios Magalhães, solicitaram na manhã desta terça-feira (26), ao superintendente da Polícia Federal do Piauí, Marcos Antônio Farias, que designe agentes federais para investigar um suposto esquema de corrupção e criminalidade envolvendo integrantes da Polícia Civil do Piauí.

Robert contou à nossa reportagem que a decisão de acionar a Polícia Federal para investigar o caso foi para dar mais isenção ao inquérito, já que há policiais civis estaduais envolvidos. "O governador concordou com essa medida e nós dois conversamos com o superintendente da PF, que autorizou a abertura das investigações. Em 30 dias, o inquérito deverá ser concluído", disse o secretário.

A denúncia envolvendo policiais do Piauí foi feita por uma traficante de drogas de iniciais S.F.A., durante um programa de TV local na manhã desta terça-feira. A produção do programa, diante de gravidade das denúncias, ligou para Robert Rios e ele próprio foi até a sede da emissora, onde S.F.A. estava dando entrevista, para conversar com a traficante. De lá, ela a levou para a Corregedoria da Polícia Civil, onde, reafirmou as denúncias.

Segundo o depoimento da S.F.A. à Corregedoria, policiais de várias delegacias de Teresina estariam envolvidos em tráfico de drogas, assaltos a loterias e roubo de cargas. A traficante afirmou, por exemplo, que policiais estiveram envolvidos em assaltos à joalherias Diamantina, no Comercial Carvalho, em 2009 e em 2010. Todos com a participação da própria denunciante.

S.F.A. tem 33 anos e trabalha também como atendente de telemarketing. Ela contou que trabalha com tráfico de drogas há 16 anos em Teresina e que está sendo ameaçada de morte pelo traficante "V" para que procurasse a Polícia forjasse depoimento falso assegurando que teria mantido relações amorosas com o delegado geral da Polícia Civil, José James Guerra, e que ele (Guerra), seria amigo e tinha negócios com o traficante Allan Kardek, que foi preso pelos policiais civis neste mês.

A traficante afirmou que "V" queria que ela negasse que a fotografia que mostra James Guerra ao lado de Allan Kardek, que foi divulgada pela imprensa na semana passada, tivesse sido uma montagem, como depois revelou o próprio Kardek. S.F.A. contou que estava no momento em que foi registrada a fotografia em uma festa de Carnaval em Luis Correia.

S.F.A. relatou que estou querendo sair da vida de traficante, mas as pessoas para quem trabalha não querem deixar. A traficante disse que muitos policiais de Teresina estão trabalhando pelo favorecimento de traficantes e que muitos até mesmo fornecem drogas para os presos dentro de delegacias, em todas as zonas da capital.
Robert Rios afirmou que as denúncias são gravíssimas e lembrou que não é a primeira vez que integrantes da polícia civil do Piauí se envolvem em crimes. "Na época do desmantelamento do crime organizado, o presidente da Associação dos Delegados, por exemplo, estava envolvido", comentou.

portal o DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...