segunda-feira, 25 de abril de 2011

Uma manifestação ala Michael Jackson:

Sintonizada com os acontecimentos nacionais e em especial na região do Delta do Parnaíba, a ambientalista Francinalda Rodrigues Lopes está organizando uma mobilização em Parnaíba, o “SOS Florestas: mobilização contra o Projeto de Lei 1876/99” que altera o Código Florestal, em tramitação no Congresso Nacional. A manifestação deverá ocorrer em nosso município no dia 28 de abril.

Entenda o porquê da mobilização

Está sendo discutido em Brasília o PL 1876/99, que altera o Código Florestal. O Código Florestal é o conjunto de leis que ordena a ocupação e a preservação de florestas e outras áreas naturais no país. O relatório de autoria do Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP), o PL 1876/99 enfraquece as leis que protegem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.

A proposta também incentiva a ocupação de áreas de risco como encostas de morros e margens de rios nas cidades brasileiras. Na prática, essa mudança da legislação vai aumentar o desmatamento, provocando mais emissões de gases que causam as mudanças climáticas e acarretando problemas no abastecimento de água das áreas urbanas, além de deslizamentos de terra e enchentes.

Para pressionar deputados, senadores e o governo federal a descartarem o PL 1876/99 e iniciarem a construção coletiva de um novo Código Florestal, a coalizão SOS Florestas vai lançar um esforço de mobilização nacional da sociedade brasileira a partir do próximo dia 28 de abril. A coalizão é formada por ONGs e entidades contrárias a este projeto de lei e, a partir desse momento, POR VOCÊ TAMBÉM!.

A estratégia é descentralizar a pressão sobre o Congresso e o Senado, com a realização de uma jornada de atividades públicas em dezenas de cidades entre os dias 28 e 30 de abril de 2011 com divulgação nas mídias locais para exercer pressão direta sobre parlamentares em seus domicílios eleitorais. A idéia é que todas as atividades usem as mesmas mensagens e imagens para fortalecer o movimento. O trabalho será feito de forma articulada com a Frente Parlamentar Ambientalista, que está mapeando os deputados favoráveis à aprovação do PL 1876/99 para direcionar a pressão e engajando parlamentares contrários ao PL em apoio às ações de mobilização da sociedade.

Para dar unidade à campanha, a coalizão SOS Florestas está desenvolvendo uma plataforma digital de engajamento no endereço http://www.sosflorestas.com.br/. Nesta página, em breve serão encontrados todos os materiais informativos da campanha, além de links para petições, vídeos, cartilhas, roteiros de idéias, modelos de cartas, press releases, convites etc. Após a jornada de lançamento entre 28 e 30/04, estes materiais deverão ser usados em escolas, faculdades, centros comunitários e outros espaços coletivos para sustentar a campanha. SIM, vamos precisar de ajuda para levar a campanha para dentro desses espaços, atraindo mais gente para o debate sobre o futuro das florestas brasileiras. O site também vai funcionar como uma vitrine dessa mobilização, reunindo fotos e vídeos das ações realizadas por você e pelos outros parceiros em uma MARCHA VIRTUAL para manter a pressão sobre o governo até que o PL 1876/99 seja descartado de vez.

Com informações:Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...