segunda-feira, 25 de abril de 2011

Curso de Xilogravura em Parnaíba

No período de 02/05 a 10/06 será realizado em Parnaíba um curso de Xilogravura para artistas plásticos e interessados em artes plásticas. A Xilografia consiste numa matriz em alto relevo produzida em madeira.

Nome do projeto

Iniciação a Xilogravura em Parnaíba.

O que é Xilogravura
A Xilografia consiste numa matriz em alto relevo produzida em madeira. Esta forma de gravação foi amplamente utilizada ao longo de toda história. Grandes nomes da Arte serviram-se de seus recursos, seja em períodos longínquos, ou em nossa época.

A imagem é gravada através de goivas, formões e pontas cortantes. O artista "entalha"seu desenho na madeira, ao modo de um escultor, mas tem em mente que essa matriz não é a Obra, e sim o meio para alcançá-la. Depois disso, a matriz recebe a tinta e vai para a prensa com o papel. Há também a impressão com as costas de uma colher. Esta técnica exige grande habilidade do artista e permite a obtenção de detalhes que a prensa não consegue alcançar.

O que é o projeto
Iniciação a Xilogravura em Parnaíba é um projeto patrocinado pelo PROGRAMA BNB DE CULTURA - EDIÇÃO 2011 - PARCERIA BNDES que tem entre seus objetivos: investir recursos financeiros do BNB e do BNDES, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo; promover a realização de projetos culturais nos municípios da área de atuação do BNB menos providos de atividades relacionadas à cultura; etc.
O projeto se constitui na realização GRATUITA de 2 (dois) Cursos de Iniciação a Xilogravura, técnica milenar de gravar na madeira e imprimir em um suporte (papel, tecido, etc.), que pelas suas características singulares, vem contribuindo como base fundamental na formação de muitos artistas do nordeste. Cada curso terá 10 alunos, e 36 horas aulas.
O projeto Iniciação a Xilogravura em Parnaíba justifica-se pela necessidade de fomentar e difundir entre os artistas plásticos, e a sociedade parnaibana essa técnica tão importante na história da arte mundial, estimulando assim as artes plásticas local. Os artistas passarão assim a dispor de conhecimentos que lhes possibilitarão se expressar fazendo uso de uma técnica, que na cidade ainda não é utilizada.
Após os cursos ficará a disposição dos artistas um atelier para continuarem desenvolvendo seus trabalhos, permitindo assim a criação de álbuns de gravura, impressões de estampas, etc, produtos que gerarão renda para os seus criadores.[

Responsável / ministrante do curso
Adenauer Spíndola (Nauer Spíndola), nasceu em São Bernardo-Ma., Brasil, 1960. Artista multimídia, curador e produtor. Graduado em Ciências Sociais. Estudou desenho e gravura no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Participou, de cursos com Luiz Áquila, Roseline Granet, Arthur Piza, Carlos Martins, Uiára Bartira, Maria Bonomi, Rubem Grilo e Amélia Toledo. Ilustrou diversas publicações, entre elas a Agenda das Mães da Praça de Mayo (B. Aires-Arg.). Professor de Gravura e História da Arte. Ensinou no Curso de Artes Plásticas da Faculdade Gama Filho – CE, e ministrou cursos no MAUC-UFC, no Serviço Social do Comércio - SESC, na ECOA – Secult-Ce. e no Instituto Dragão do Mar. Participa com freqüência de mostras nacionais e internacionais, tendo sido premiado várias vezes. Seus trabalhos estão em muitos museus, instituições e coleções privadas. Diretor da Revista Harco, revista voltada para cultura, meio ambiente e patrimônio histórico. Idealizou e produziu o Programa Visualidades, primeiro programa da tv cearense voltado exclusivamente a artes plásticas.

Publico alvo
- artistas plásticos.
- Interessados em artes plásticas.

Curso
Gratuito
Requisitos - conhecimentos em desenho.
Inscrições - 15/04/2011 a 28/04/2011.
Local para Inscrições - CENTCART. Rua Coronel Ribeiro, 480 (Porto das
Barcas)
Período do curso - 02/05/2011 a 10/06/2011.
Informações - 99282686 / 94061483

Patrocinador
BNDES
Banco do Nordeste do Brasil S/A
Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...