A professora doutora Gercinair Gandara da Universaidade Estadual de Goiás lança, pela Editora da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, hoje (26), o livro Rio Parnaíba... Cidades-Beira [1850-1950].
O lançamento acontece às 18 horas, no Auditório do CCHL da UFPI.
A obra é uma história sensível, nascida de uma verdadeira intimidade com o rio contada pela autora que apresenta o rio não apenas como uma personagem histórica, mas como algo que nasce da articulação do tempo e do espaço, que conta histórias, que guarda memórias.
A obra consiste em um estudo fundamentado e ilustrado, onde Gercinair Gandara contribui para a invenção historiográfica do rio Parnaíba, cuja participação nas grandes páginas que fizeram a História do Brasil, era, até hoje, muitas vezes esquecida. A autora explica que “analisou o rio Parnaíba como espaço social vivido no contexto das transformações sócio-espaciais do Piauí”.
Gercinair Gandara destaca em sua obra um dos maiores rios do Brasil de forma sutil e oferece ao longo das páginas uma leitura sentimental e geográfica do Rio e das cidades de Parnaíba, Teresina, Floriano. A autora diz que “pensar o rio Parnaíba foi compreender uma paisagem humanizada de “encontros com a vida” com nós mesmos e com a natureza no mais profundo da sua conceituação”.
Com sua escritura sensível, sua leitura poética das paisagens e das fontes, Gercinair Gandara conta a história do rio Parnaíba e de cada uma dessas cidades-beira, às vezes olhando-as de cima, às vezes percorrendo a pé suas ruas, adaptando sua metodologia e sua narrativa a cada uma delas e considerando as suas especificidades.
Na sexta-feira, 29, o lançamento será em Parnaíba no auditório do Porto das Barcas a partir das 20h.
O blog recebeu o convite
Fonte: proparnaiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.