quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Em debate caloroso, vereadores votam a favor da retirada do termo “gênero”, em emenda do PNE Municipal


Um debate caloroso foi travado na noite de ontem (05) durante sessão plenária da Câmara Municipal acerca da emenda do Executivo a nível municipal do Plano Nacional de Educação (PNE), nas escolas de Parnaíba que acrescenta a palavra “gênero”. Os líderes contrários à proposta argumentam que, de forma subtendida, isso influenciaria na orientação sexual das crianças e pré-adolescentes. Quatorze, parlamentares votaram a favor das emendas, já que o presidente da Casa, vereador Gustavo Lima (PTB), só vota em caso desempate, o vereador João Cancio Neto (PTB), faltou sessão e a vereadora Fátima Carmino (PT) votou contra. A vereadora Fátima Carmino apresentou duas emendas, e em uma, 14 deles manifestaram seu voto a favor da retirada do termo “gênero”.


 “O projeto não sofreu nenhuma alteração no sentido técnico, apenas votamos pela retirada da palavra gênero. Votamos com consciência porque julgamos que a educação dos filhos nesse quesito cabe aos pais e não ao Estado. Votamos acima de tudo a favor da proteção da família”, explica o vereador Carlson Pessoa (PSB).
Fátima Carmino defendeu seu posicionamento justificando que o projeto visa combater estigmas. “Também sou a favor da família, mas precisamos evitar estigmas que possam gerar preconceito tanto nas salas de aula, como na sociedade”.
“Eu respeito o posicionamento de cada um. Reuni-me com as igrejas e com os líderes. A educação primariamente deve partir da minha casa para depois chegar ao colégio e ao educador. O governo federal foi omisso e o Congresso Nacional agiu com muito descaso ao jogar a responsabilidade para os municípios, pois quer empurrar goela abaixo nas famílias, os interesses pessoais”, arremeteu Pessoa.


Carlson Pessoa discutiu com o Bispo Diocesano Dom Alfredo Schäffler

O debate a cerca da possível implementação da ideologia de gênero nos materiais didáticos da rede pública e privada de ensino no município, foi um dos principais assuntos discutido entre o Bispo da Diocese de Parnaíba Dom Alfredo Schäffler e o vereador Carlson Pessoa no inicio de junho.
Preocupado com a instabilidade na família, na educação e na segurança da cidade, o clérigo convidou o parlamentar para uma reunião em sua sala e pediu o apoio dele no enfrentamento desses problemas. Durante o debate ocorrido ontem, o plenário da câmara ficou lotado de manifestantes que protestavam contra a emenda.


Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

1° Festival de Sanfoneiros Mestre Zuca da Pé de Bode reuniu vários artistas do litoral Piauiense

 O 1° Festival de Sanfoneiros Mestre Zuca   O evento reuniu os melhores músicos e sanfoneiros de diversas regiões do litoral piauiense e da ...