Delta do Parnaíba |
O Ministério do Turismo vai destinar R$ 1 milhão para criar um plano de desenvolvimento para o turismo da Rota das Emoções, projeto que inclui os estados do Ceará, Maranhão e Piauí através de destinos consagrados como Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA) e o Delta das Américas (PI). O recurso é proveniente do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O plano será executado pelo Consórcio Espanhol THR,T4 e Aciona Ingieneria e incluirá informações como gastos e permanência média do turista, capacidade dos estabelecimentos para receber os visitantes, empregos gerados e o mercado turístico atual da Rota das Emoções. O plano de desenvolvimento também inclui a apresentação de novos produtos e ações para desenvolver o turismo no local. O prazo para a entrega do trabalho é setembro de 2014.
A rota é composta por 14 municípios. Tem área de 10 mil km2, com população de 495 mil habitantes. Inclui roteiros no rio Preguiças (MA), dunas e lagoas de água doce, o delta do Parnaíba (terceiro maior delta do mundo) e belas praias, além do parque Nacional de Jericoacoara com suas dunas.
É uma pena que os governos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas não tenham avançado em políticas públicas na Rota 101 Nordeste, um projeto bem sustentado, desenvolvido pela iniciativa privada, e que estreou com sucesso, através de um salão de turismo realizado em Natal, em julho do ano passado. Tal como a Rota das Emoções, a Rota 101 Nordeste também poderia estar recebendo recursos federais.
Por Antônio Roberto Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.