Profissionais da comunicação em Parnaíba prestigiaram o almoço |
Hoje (07), o presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Estado do Piauí), Moraes Souza Filho, ofereceu um almoço a todos os comunicadores da cidade de Parnaíba, em comemoração a Semana da Imprensa.
A Semana da Imprensa trata-se de um evento promovido pelo jornalista Rubem Freitas e que reúne comunicadores do rádio, jornal impresso, TV, blogs e portais da cidade de Parnaíba.
O almoço foi realizado no Restaurante Lagoa do Portinho e contou com a presença de muitos jornalistas que realizam o trabalho na cidade.
Complemento do Jornal da Parnaíba
Representantes de Portais, blog's, rádios, tv's e jornais estiveram presentes |
O Dia Nacional da Imprensa é 1º de Junho, entretanto a comemoração em Parnaíba permanece no dia 10 de setembro por tradição do seu idealizador, Rubem Freitas, que vem realizando há mais 40 anos de forma ininterrupta e preferiu manter a data. Até o ano de 1999, o dia da imprensa era comemorado no dia 10 de setembro. Mas você sabe por que o Congresso Nacional mudou a data?
Foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente: era o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.
Moraes Souza Filho e Rubem Freitas |
Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos.
O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e então, foi criada uma lei que determinava a mudança do dia da imprensa para 1o de junho.
Com informações de Carlson Pessoa | Fotos: Cleiton Paparazo/BP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.