Vereador Ricardo Véras, autor do requerimento |
Em resposta a requerimento de autoria do vereador Ricardo Véras, aprovado na Câmara em maio último, pedindo a implantação de Academias ao Ar Livre, a secretária municipal de saúde, Maria do Amparo Coelho dos Santosinformou que já foram aprovados para Parnaíba alguns Projetos de Academias de Saúde, também conhecidas como Academias Populares, todas com empenho já autorizado pelo Ministério da Saúde. Segundo ela, a Secretaria está elaborando a planilha orçamentária para posterior processo licitatório.
Secretária Municipal de Saúde, Maria do Amparo Coelho dos Santos |
De acordo com ofício enviado ao vereador, encontram-se nesta situação Academias de Saúde, do tipo básico para a Concha Acústica, na Avenida Senador Furtado, Bairro Nova Parnaíba e para a Ilha Grande de Santa Isabel, na estrada para aPedra do Sal. Os recursos serão oriundos de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira, no valor de R$ 160.000,00.
De acordo ainda com a Secretária Maria do Amparo, foram também aprovadas para Academias de Saúde do tipo “intermediário” para o Bairro São Vicente de Paula, Conjunto Joaz Sousa e outra do tipo básico para a Praça José Narciso, no bairro São José, com recursos de emenda parlamentar do deputado Federal Assis Carvalho, no valor de R$ 280.000,00. Segundo ainda o ofício da secretária, estão em análise pelo Ministério da Saúde mais 9 Academias que contemplarão vários bairros da cidade.
Academias Populares
O projeto das academias populares tem objetivo de incentivar a prática esportiva, e combater o stress, o cansaço e o sedentarismo. A finalidade é proporcionar uma vida mais saudável para a população, principalmente as pessoas que não podem frequentar as academias particulares.
Desde que foi implantado o projeto tem ajudado a prolongar a vida das pessoas, reduzindo as taxas de glicemia, colesterol, a obesidade e incentivando a socialização. Hoje nem a falta de dinheiro para frequentar uma academia é desculpa para ficar parado.
Por Bernardo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.