sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Delegados dão explicações na câmara sobre serviços prestados em Parnaíba


A Câmara de Vereadores recebeu os delegados de Polícia Civil de Parnaíba na sessão de quinta-feira (12) para prestar esclarecimentos sobre denúncias de que estavam acontecendo negligências ao atendimento nas delegacias da cidade como ausência de delegados em seus plantões e recusa no recebimento de presos.
A proposição foi do vereador Carlson Pessoa (PSB), que fez requerimento verbal solicitando a presença do delegado geral James Guerra Júnior e da vereadora Neta Castelo Branco (PPS), que também fez um requerimento solicitando ao delegado citado e ao Secretário de Segurança pedindo explicações sobre o funcionamento das delegacias de Parnaíba.
Pessoa iniciou as discussões citando o caso do mototaxista que foi assassinado no bairro Piauí, onde o autor foi preso por crimes como placa adulterada de moto, assalto, sendo solto e terminou assassinando o homem e confessou a autoria. O delegado regional Rodrigo Rodrigues Moreira compareceu representado James Guerra.
Moreira citou a carga horária dos delegados de 44 horas semanais que são excedidas com frequência e explicou a natureza do trabalho de um delegado. Ressaltou ainda que de 2012 para 2013 houve um acréscimo de 75% no registro de casos resolvidos e encaminhados à justiça. A delegada Maria de Jesus disse que há um déficit de delegados que encerra na sobrecarga dos que Parnaíba dispõe.
A delegada Valéria Cunha disse que trabalha com poucos policias e tem tido dificuldade em dar férias a eles, inclusive um passou cinco anos sem descansos.  Ela dispõe por dia de um escrivão, um agente de polícia para registro de boletins, vistorias de presos e o investigador foi transferido para o IML e está lhe ajudando por consideração.
A Valéria Cunha, titular do 1° Distrito Policial, disse que em sua delegacia já foram realizados em outubro 25 procedimentos e no 2° Distrito Policial, 39. Sendo que no 10º Distrito de Teresina foram registrados somente oito. O delegado Marcos Bastos falou que há déficit de delegados legistas, soldados. Para auxiliar, devido à sobrecarga de trabalho, contratou duas estagiárias, uma para cada turno diurno.
O vereador Astrogildo (PCdoB), defendeu que há a necessidade de um diálogo com os profissionais das delegacias para afinar o trabalho e sugeriu ao delegado regional uma reunião. A Vereadora Neta recomendou a Polícia Civil de Parnaíba a buscar parcerias com a finalidade de melhorar o trabalho.
Texto: Daniel Santos
Fotos: Tiago Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...