Imagem ascom |
Agora eu tenho a segurança da minha terra e quando eu não estiver mais aqui, meus filhos vão tomar de conta”, resume Josefa Alves de Sousa, 56 anos, lavradora desde a infância e pequena proprietária rural do Território Entre Rios. Esse é o sentimento da maioria dos agricultores-posseiros que tem finalmente garantida a posse da sua terra. Pensando nisso, o Governo do Estado vem desenvolvendo, através do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), um conjunto de ações que visam garantir, ao pequeno agricultor, a seguridade jurídica da sua propriedade.
Em dois anos, o Interpi já regularizou mais de 300 mil hectares e outros 500 mil processos sobre terras estão em tramitação no órgão. A projeção é que, até o fim de 2014, sejam regularizados mais de 1 milhão de hectares.
Com o objetivo de se aproximar cada vez mais dessa meta, o governador Wilson Martins entregou, no último sábado (23), 1.024 títulos de terras a agricultores-posseiros dos municípios de Isaías Coelho e Campinas. Na semana anterior, o Interpi já havia feito, no município de Palmeirais, a entrega das plantas georreferenciadas e do memorial de terras, documentos que completam o processo de regularização fundiária.
Para o governador, a entrega dos títulos amplia os benefícios que chegam até o pequeno agricultor. “A posse do título de terra garante não só a seguridade jurídica do agricultor como dá acesso às políticas públicas praticadas pelo Governo. Isso promove uma melhoria real na qualidade de vida dos lavradores piauienses e esse é o objetivo primeiro de todas as nossas ações na área”, enfatiza Wilson Martins.
Leia mais na Ccom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.