sábado, 15 de outubro de 2011

Começa hoje o defeso dos camarões Rosa, Branco, Sete Barbas no estado do Piauí

Pesca de arrasto do camarão está proibida até 15 de fevereiro
de 2012

No período neste sábado, 15 de outubro a 15 de fevereiro, o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura de camarões rosa (Farfantepenaeus subtilis e Farfantepenaeus brasiliensis), branco (Litopenaeus schmitti) e sete barbas (Xiphopenaeus Kroyeri) na área compreendida entre a fronteira da Guiana Francesa com o Brasil e a divisa dos Estados do Piauí e Ceará (meridiano de 41º12"W que corresponde a barra do rio Timonha) estará proibida.

A determinação obedece à Instrução Normativa nº 9, de 14/09/2004, do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a fiscalização é feita com embarcações nos locais de pesca. Os agentes também fiscalizam comerciantes e restaurantes, que precisam apresentar a nota fiscal da compra do camarão de cativeiros.

Quem desrespeitar o defeso do camarão é punido com multa e pode ser preso. Toda a mercadoria é doada para entidades carentes e os apetrechos usados na pesca são apreendidos.

Cerca de 140 mil pescadores vão receber seguro-desemprego durante os quatro meses em que é proibida a pesca de camarão com barcos motorizados. A restrição vale até o dia 15 de fevereiro.

Fonte: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...