segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Caso Fernanda Lages: Eliardo Cabral e Robert Rios se estranham e batem boca durante depoimento

MANUELA COELHO DO GP1
- 16h05
A pedido do próprio deputado estadual Robert Rios (PC do B), o parlamentar prestou depoimento na manhã de hoje (24), na sede do Ministério Público aos promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha no Caso Fernanda Lages. Pela primeira vez a imprensa foi autorizada a acompanhar o procedimento.

Em suas respostas, Robert Rios iniciou o depoimento contando que, após a morte da estudante, recebeu uma ligação de uma senhora que se dizia tia de Fernanda Lages, em seguida esclareceu o envolvimento de seu nome em conversas com Bizé Castro e Jivago Castro no caso Fernanda Lages

“Recebi a ligação de uma senhora, que se dizia Tia de Fernanda Lages, pedindo que o crime fosse apurado pela Cico (Comissão Investigadora do Crime Organizado). Eu disse à senhora, que era de praxe da Polícia Civil que, caso a delegacia do local do fato tivesse qualquer dificuldade na investigação, o caso iria naturalmente para a Cico, como todos os outros. Em nenhum momento procurei qualquer delegado para interceder na transferência das investigações”, disse o deputado.
Imagem: Manuela Coelho/GP1Robert Rios em depoimento ao Minsitério Público.(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Robert Rios em depoimento ao Ministério Público.
Robert Rios disse também que recebeu um telefonema da empresária Bizé Castro, mãe do engenheiro Jivago Castro, não soube precisar a data, perguntando o porquê das insinuações do jornalista Arimateia Azevedo a respeito do filho Jivago.

“Bizé Castro, como todo o resto do Piauí, sabem da ligação de amizade do declarante com Arimatéia Azevedo”, disse Robert Rios.

Questionado pelo promotor Eliardo Cabral se o engenheiro Jivago Castro teria ligado perguntando sobre as insinuações e se realmente ele estaria sendo investigado, Robert Rios disse desconhecer ou não se lembrar do acontecido. Ele disse que encontrou o engenheiro, quando foi à loja de sua mãe Bizé Castro, que se limitou a dizer que até aquele momento havia boatos de rua insinuando nome de Jivago com relação ao caso Fernanda Lages.

“Jivago, naquela oportunidade, pediu ao declarante que o levasse para falar com o secretario de segurança Raimundo Leite. O declarante não intercedeu junto ao jornalista Arimateia Azevedo ou em favor de Jivago e não tampouco o acompanhou. Pois a policia quando quer ouvir, intima ou manda buscar”, disse Robert.
Imagem: Manuela Coelho/GP1Ex-secretário de Segurança Robert Rios.(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Ex-secretário de Segurança Robert Rios.

Robert Rios disse que mais de mil pessoas já lhe procuraram para saber de sua opinião sobre o caso Fernanda Lages, fato devido ao seu exercício há mais de 30 anos em atividade policial em Teresina, onde já comandou a policia Civil e Federal e executou centenas de operações e de investigações de crimes, inclusive homicídios.

O deputado que prestou depoimento falou que está se omitindo em formular juízo de valor no caso Fernanda Lages.

“Não conheço o teor das investigações, desconheço totalmente as peças periciais e não tenho qualquer interesse pessoal no caso” esclareceu.

Ligação de Robert Rios com a família Castro

Robert falou ainda da relação de parentesco com o presidente estadual do PMDB. O deputado Robert Rios tem uma prima legitima, casada com o deputado federal Marcelo Castro.

“O declarante tem dezenas de primas e uma delas é casada com o deputado Marcelo Castro, mas nunca freqüentou a casa da prima e nem a ‘Casa das primas’”.
Imagem: Manuela Coelho/GP1Deputado Robert Rios.(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Deputado Robert Rios.
Investigações

O deputado disse confiar nas investigações procedidas pela Polícia Civil, Ministério Público e Mídias e acredita que chegarão a um termo e “que se houve crime, o responsável ou responsáveis deverão ser punidos”.

“O estado do Piauí chegou a um patamar que nenhuma força por mais forte que seja possa barrar uma investigação”, disse Robert Rios.

Robert Rios opinou ainda ao dizer que insistiria no local do crime e que primeiro deve ser feita a pergunta "Porque do crime" e sim só depois vem "quem matou".

O ex-secretario de Segurança do Estado do Piauí falou ainda durante o depoimento que se coloca à disposição do Ministério Público e que se for preciso prestar seus conhecimentosde policial para auxiliar no que for preciso e solicitado.

Eliardo Cabral e Robert Rios se estranham e batem boca durante depoimento

Durante ainda o depoimento, o promotor Eliardo Cabral e o deputado Robert Rios se estranharam no momento em que o ex-secretario de segurança disse que não iria responder às declarações do promotor do Ministério Público a uma emissora de TV. Os dois alteraram o tom de voz e bateram boca.

“Não vou dar a resposta ao Dr. Eliardo, sobre a menção do meu nome no Jornal O Dia, porque não queria ser comparado”, disparou Robert que disse não querer ser Nazareno Thé (advogado de Jivago Castro) "que recebe dinheiro para defendê-lo".
Imagem: Manuela Coelho/GP1Promotor Eliardo Cabral e o deputado Robert Rios.(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Promotor Eliardo Cabral e o deputado Robert Rios.
O promotor Eliardo Cabral respondeu que o parlamentar tinha o "pavio curto" e que apenas mencionou o nome dele em entrevista, já que ele foi mencionado em depoimento de Bizé Castro. Robert respondeu que não precisava ele levar o nome dele para a imprensa.

Secretaria de Segurança

Robert foi questionado também se ainda teria algum poder de influência na Secretaria de Segurança do Estado.

“Não tenho qualquer ingerência na indicação do secretario Raimundo Leite”, disse o ex-secretario.

Notebook de Fernanda Lages

Promotor Eliardo Cabral informou ainda que o notebook de Fernanda Lages está sendo estudado para recuperar vídeos que possam incriminar alguém.

“Nossa esperança é que o notebook vai esclarecer de uma vez por todas o crime”, disse o promotor do Ministério Público.
Imagem: Manuela Coelho/GP1Lucas Villa, advogado da família de Fernanda acompanhou depoimento(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Lucas Villa, advogado da família de Fernanda acompanhou depoimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...