sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Palestra discute as tarifas de energia elétrica no setor industrial

           Palestra promovida pela FIEPI trata sobre o impacto das tarifas de energia elétrica sobre                                                          a competitividade da indústria.


Empresários associados aos sindicatos patronais da indústria piauiense participaram dapalestra “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?”, que aconteceu respectivamente nos municípios de Teresina e Parnaiba, nos dias 20 e 22 de agosto.  A iniciativa faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Piaui (FIEPI)  e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O treinamento foi ministrado pelo consultor da CNI Fabio Sales Dias, graduado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em gestão de projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo Fábio, o custo de energia para as indústrias tem sido primordial para a competitividade das empresas, por isso vale saber avaliar a tarifa elétrica. “A energia é um dos maiores elementos de custo no produto final de uma indústria”, explicou.

De acordo com o consultor, é preciso que haja inicialmente um entendimento de como é elaborada a conta de energia, e a partir disso, torna-se mais fácil  reduzir as contas de energia.

O empresário do setor da construção civil em Parnaíba, Jose Wellington afirmou que a palestra abordou um tema relevante. “Nós temos um compromisso de desenvolver nosso potencial competitivo, para isso, é necessário empregar ações que facilitem o processo produtivo,  que na verdade, a consumo de energia elétrica é um ponto que onera bastante no custo final”, analisa.

PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, criado em 2007 pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, com o objetivo de ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos Sindicatos Patronais, atinge um público alvo com mais de 1.275 sindicatos e é executado em parceria com as 27 federações estaduais.


Por Monica Pessoa
ASCOM FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...