A Eletrobrás Distribuição Piauí anunciou que vai executar na região norte do Estado, um extenso e arrojado programa de obras de sub-transmissão. O sistema compreende a construção de novas subestações e linhas de transmissão nas cidades de Parnaíba, Buriti dos Lopes e Piripiri, para possibilitar a melhoria dos níveis de tensão e da qualidade da energia distribuída à população daquela região. A estatal estima que serão necessários R$ 57 milhões em investimento.
O Sistema Parnaíba é composto de obras de reforço de sub-transmissão, com a construção de duas subestações - a SE Parnaíba II e SE Buriti dos Lopes -, uma linha de transmissão de 138 kV e duas linhas de transmissão de 69 kV, além da ampliação das subestações Parnaíba I e Tabuleiros. As obras permitirão o aumento de novas cargas a serem instaladas na região, aumentando a confiabilidade no nível de fornecimento de energia e melhorando a qualidade nos níveis de tensão para dez municípios da região norte do Piauí, com reflexo em municípios do Maranhão que, atualmente, são atendidos pela subestação de São Bernardo-MA, a exemplo de Araioses.
Em Parnaíba, a 345 quilômetros ao norte da capital, a Eletrobrás Distribuição Piauí construirá a subestação Parnaíba II - na tensão de 69/13,8 kV e potência de 50 MVA - e, em Buriti dos Lopes, a 309 km de Teresina, será construída a subestação na tensão de 69/13,8 kV e potência de 12,5 MVA.
O Sistema Parnaíba representa significativas mudanças no fornecimento de energia elétrica para a região norte. Com a construção dessas obras, haverá a elevação e melhoria da qualidade e confiabilidade do sistema, fomentando o desenvolvimento do potencial turístico do litoral piauiense, aumentando a oferta de emprego e a geração de renda no norte do Estado. Com a conclusão dessas obras, cerca de 258.139 pessoas, somente no Piauí, receberão energia elétrica com mais qualidade e confiabilidade. A previsão é que as obras sejam concluídas em 18 meses.
Obras do Sistema Parnaíba:
Subestação Parnaíba II 69/13,8 kV - 50,0 MVA;
Subestação Buriti dos Lopes 69/13,8 kV - 12,5 MVA;
Linha de transmissão de 138 kV da SE Piripiri - Chesf para a SE Tabuleiros, em Parnaíba,141 km;
Linha de transmissão de 69 kV da SE Tabuleiros para SE Parnaíba I, 15 km;
Linha de transmissão 69 kV da SE Parnaíba I para SE Parnaíba II, 12 km;
Entradas de linhas em 69 kV e 138 kV na subestação Tabuleiros e em 69 kV na subestação Parnaíba I.
FONTE: Gil Rodrigues (Folha do Longá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.