quarta-feira, 18 de abril de 2012

Piauí chega a marca de 3,5 milhões celulares habilitados no Estado


Imagem: Ilustrativa
Mesmo sendo o maior registro de reclamações no Procon piauiense, o sistema de telefonia móvel não para de crescer no Estado. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados nesta quarta-feira (18), mostram que a quantidade de linhas de telefone celular no Piauí cresceu mais de 22% em março, na comparação com fevereiro deste ano. O número absoluto de novas habilitações foi de quase 60 mil, totalizando mais de 3,5 milhões de acessos.

No confronto com o mesmo mês do ano passado, quando havia pouco mais de 2,7 milhões de celulares habilitados no Piauí, o acréscimo foi superior a 33%. Conforme a Anatel, do total de linhas em funcionamento no Estado, 91,71%, ou 3,21 milhões são do tipo pré-pago, com os outros 8,29% restantes inseridos na modalidade pós-paga, somando 290 mil linhas. Trata-se do segundo menor percentual de linhas pós-pagas do país, atrás apenas do Maranhão (6,33%).

Teledensidade
Ainda de acordo com a agência reguladora, em março, a teledensidade estadual ficou em 107,4 linhas a cada 100 habitantes, superando à registrada no mês imediatamente anterior, que foi de 103,15 linhas. Já o líder nacional de teledensidade foi registrado no Distrito Federal, onde cada habitante tem em média dois aparelhos.

Quanto as operadoras, a TIM continua mandando no mercado piauiense de telefonia celular com pouco mais de 33% dos aparelhos habilitados. Porém, ela é seguida de perto pela Claro, que também ultrapassa a casa dos 32% do mercado. A operadora OI vem em seguida com pouco mais de 20% dos celulares. E por último, aparece a Vivo.

No Brasil
O Brasil fechou o mês de março com 250,8 milhões de linhas de telefones celulares em operação. Os terminais 3G, a banda larga móvel, totalizaram quase 52 milhões de acessos.

Só em março, foram registradas 3,2 milhões de novas habilitações em telefonia móvel e a tele-densidade chegou a 128 acessos para cada grupo de 100 habitantes no País.

Do total de linhas ativas em território nacional, em março, 205,2 milhões eram pré-pagos (81,83%) e 45,6 milhões pós-pagos (18,17%).

A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro, com 29,81% de participação, seguida da TIM (26,80%), Claro (24,56%), Oi (18,53%), CTBC (0,27%) e Sercomtel (0,03%).
Fonte: Portal Az

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Agenda dos candidatos a prefeitura de Parnaíba

  Zé  Hamilton Psd  Manhã: Caminhada no Dom Rufino  Noite: comício com apoiadores na Avenida Geraldo Ponte Cavalcante/Dom Rufino Hélio Olive...