Foto: Proparnaiba.com
A história diz que todos os índios do Piauí foram exterminados. Entretanto, dados do Censo 2010, divulgados nesta quinta-feira, dia 19 de abril, Dia do Índio, pelo IBGE, mostram que quase três mil pessoas que vivem no Estado são indígenas.
Trata-se do segundo menor número da população desta raça no país, a frente apenas do Rio Grande do Norte que tem menos de 2,3 mil indígenas. A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que os indígenas estão presentes em 80,5% dos municípios brasileiros – um total de 4.480 cidades.
As 817 mil pessoas que se autodeclararam indígenas no Censo 2010 representam 0,4% da população nacional. Não foram alvo da pesquisa os povos indígenas brasileiros considerados “índios isolados”, os quais, pela própria política de contato, não foram entrevistados.
No Piauí, os quase 3 mil habitantes que se declararam indígenas foram encontrados em apenas dez cidades, das 224 existes. A maior parte desta raça, ou 1.333 pessoas, foi identificada em Teresina, na capital do Estado. Já o restante ficou assim distribuído: Floriano (230), Queimada Nova (187), Parnaíba (186), Picos (102), São Raimundo nonato (77), Bom Jesus (68), São João do Piauí (44), Oeiras (41) e Piripiri (39).
Em 1991 e 2000, a categoria “indígena” era investigada no quesito cor ou raça apenas na Amostra. No Censo 2010, o IBGE, pela primeira vez, investigou o contingente populacional indígena dentro do quesito cor ou raça também no questionário básico, totalizando o Universo de domicílios pesquisados. Além disso, o Censo 2010 introduziu critérios adicionais, como o pertencimento étnico, a língua falada no domicílio e a localização geográfica, que são critérios de identificação usados em Censos de outros países.
Portal AZ.
Edição e foto: Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.