sábado, 28 de janeiro de 2012

SBT veiculou para o Nordeste, reportagem sobre aspectos históricos de Parnaíba


Reportagem mostrou "passagem
secreta de Simplício Dias",
dentro da Igreja Matriz

A cidade de Parnaíba foi tema de uma das matérias do programa jornalístico Nordeste Mais, veiculado pelas afiliadas do SBT no Nordeste nas manhãs de sábado. A reportagem de Indira Gomes, da TV Cidade Verde, aborda o aspecto histórico da segunda maior cidade do Piauí, com ênfase nas três datas magnas do município: 11 de julho de 1711, criação da Vila Nossa Senhora de Monserrathe; 18 de agosto de 1762, renomeação da vila que passa a ser chamada São João da Parnaíba; e 14 de Agosto de 1844, elevação da vila à categoria de cidade, com o nome de Parnaíba.

O historiador e escritor Diderot Mavignier foi entrevistado e falou, entre outras coisas sobre a construção religiosa mais antiga da região, a capela de Nossa Senhora de Monserrathe, construída, segundo ele, pelo Coronel Pedro Barbosa Leal, sertanista da Casa da Torre, da Bahia. Outro historiador ouvido foi o professor Israel Correia, que situou a importância de Pedro Barbosa Leal para a data magna de 11 de julho de 1711 e Simplício Dias e Domingos Dias da Silva para o 14 de agosto de 1844. “Então, não se trata de personificar a fundação de Parnaíba. Nos interessa saber que uma Lei de 14 de Agosto de 1844 elevou-a à categoria de cidade”, disse.

Capela de Nossa Senhora de Monserrathe,
a construção religiosa mais antiga do Piauí.
Uma curiosidade apresentada pelo Nordeste Mais foi a passagem, considerada secreta, pela qual Simplício Dias e sua família, transitavam entre a Igreja de Nossa Senhora da Graça e a casa deles, hoje um prédio tombado e em restauração pelo Ipham e Prefeitura de Parnaíba e que leva o nome de Casa Grande de Simplício Dias. A repórter Indira Gomes chegou a abrir uma pequena porta, embaixo do altar, que afirma ser a “passagem secreta”. Aspectos sobre a construção e finalidade das Igrejas de Nossa Senhora das Graças e Igreja do Rosário, também são comentadas na reportagem.

Edição: Wagner Roberto/Acesse 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...