Pães, bolos, salgados e doces foi com a mesa farta que 14 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) receberam na noite de ontem, 10, no Premen-Norte, o certificado de capacitação dos cursos de Confeitaria e Panificação. Os cursos tiveram duração de dois meses e carga horária de 160h/aulas e a iniciativa é uma parceria entre o SENAI e a Rede Estadual de Ensino.
De acordo com Antônio Nunes, colaborador do SENAI e responsável por ministrar o curso, os alunos tiveram a oportunidade de ter aulas teóricas e práticas sobre todo o processo de produção de pães, bolos, salgados e doces. “O curso é composto por um modulo básico, em que os estudantes têm acesso a noções de empreendedorismo, cidadania, controle de qualidade, segurança no trabalho, ética profissional e meio ambiente e também um modulo especifico com apostila, situações-problemas e aulas práticas que envolvem a fabricação dos principais produtos produzidos pelas panificadoras”, enfatiza.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí e vice-governador, Zé Filho, o processo de ensino e aprendizagem é fundamental diante de um mercado de trabalho cada vez mais seletivo. “O Sistema S oferece a comunidade oportunidade de capacitação. As empresas estão exigindo cada vez mais um colaborador preparado com mão de obra qualificada e é isso que estamos oferecendo aos empresários. Outra opção é a abertura do próprio negócio, estamos preparando e qualificando futuros empreendedores”, destaca.
Segundo Inácio Victor, 17 anos, o gosto por cozinhar fez com que ele fosse atrás do curso oferecido pelo SENAI. “O curso de Panificação e Confeitaria foi mais do que eu esperava. Aprendi teoria e prática e agora eu tenho a oportunidade de conseguir um emprego no setor que eu me identifico, que é a culinária. Estou muito feliz com essa conquista e agora eu posso ter uma profissão. Posso esperar um futuro melhor, cheio de oportunidade e quem sabe com um negocio próprio”, finaliza.
Por Edson Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.