“O mais interessante dessa ferramenta é que ela é totalmente gratuita, tanto para criação como para hospedagem. Só serão cobradas percentagens sobre as vendas dos produtos. Outra vantagem é que o sistema é bastante simples, o que facilita a navegação e utilização por parte dos empreendedores”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Ainda segundo Lacerda, fazer parte do mundo virtual é muito importante para os empreendedores. “É uma forma de garantir mais espaço no mercado e conquistar novos clientes. Por meio da internet, os produtos das empresas piauienses poderão chegar a vários cantos do país e do mundo. Isso contribuirá, sobremaneira, para o aumento das vendas e dos lucros. É, sem dúvida, uma oportunidade de crescimento para as pequenas empresas do Estado”, acrescenta.
Para ter acesso a todos esses benefícios, os empreendedores não precisarão fazer nenhum investimento, já que tanto a plataforma como a criação da página são gratuitas. No entanto, a cada venda concretizada serão cobrados 4,99% sobre o valor pago pelo cliente, referentes ao custos das transações financeiras feitas via MercadoPago, ferramenta de pagamento digital do Grupo MercadoLivre.
O MercadoPago garante mais segurança às transações realizadas entre clientes e fornecedores. Por meio desse sistema, é possível o pagamento dos produtos no cartão de crédito, já que são disponibilizadas as principais bandeiras, inclusive com opções de parcelamento, além de boleto bancário.
O projeto prevê ainda, como responsabilidade do Sebrae, a capacitação dos empreendedores no que se refere a vender na internet, controle de estoque, gestão do negócio, envio do produto no prazo estipulado no momento da venda, bem como o repasse de todas as informações que se fizerem necessárias para que os empreendedores tenham sucesso no mundo virtual, ampliando seus negócios em âmbito nacional.
Consultores do Mercado Livre também participarão das capacitações, como forma de entenderem melhor o dia a dia das pequenas empresas e suas necessidades.
A expectativa é que as primeiras empresas a aderirem ao Primeiro E-Commerce sejam aquelas atendidas pelos programas Negócio a Negócio e Agentes Locais de Inovação, ALI, ambos executados pelo Sebrae.
“O objetivo do Sebrae ao celebrar esse convênio foi justamente facilitar o acesso dos pequenos empresários a novos mercados. As capacitações que a instituição realizará para aqueles que aderirem ao projeto deverão contribuir para que tenham sucesso nesse novo canal de comércio”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Individual e Mercados do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.
Para a equipe do MercadoLivre – grupo que será responsável pela tecnologia, infraestrtutura, hospedagem e pelos meios de pagamento – o foco do convênio é democratizar o acesso ao comércio eletrônico, bem como aumentar a base de usuários do sistema.
“Essa ação é, sem sombra de dúvidas, um grande passo do Sebrae e do Mercado Livre para a inclusão na economia digital de milhares de empreendedores brasileiros por meio do comércio eletrônico”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Para que os empreendedores possam sanar todas as dúvidas sobre o projeto foi criada uma FAQ – acrônimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, que significa Perguntas Mais Freqüentes – que está disponível nas Centrais de Relacionamento do Sebrae e nos postos de atendimento da instituição espalhados por todo o país.
A FAQ traz respostas para perguntas sobre como é o convênio, como o empreendedor deve fazer para se cadastrar, qual o custo da ferramenta, o que é preciso pagar, e quanto tempo leva para a loja virtual ficar pronta. Para outras dúvidas, as explicações estão no próprio site Primeiro E-Commerce – www.primeiroecommerce.com.br.
Maiores informações na Unidade de Atendimento Individual e Mercados do Sebrae no Piauí, localizada no térreo da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro. Os interessados podem também procurar os escritórios da instituição nas cidades de Parnaíba. Piripiri, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato.
Informações pro parnaiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.