quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Venda de PCs cresce 13% em 2010, mas sofre com "efeito iPad"

As vendas de computadores cresceram 13,6% e chegaram a R$ 588 ilhões em 2010. Analistas indicam que o resultado poderia ser maior se não fosse a concorrência com os tablets, como o iPad, da Apple. No último trimestre do ano, quando a rivalidade ficou mais evidente, o mercado de PCs cresceu apenas 2,7%, de acordo com a consultoria IDC, que previa um crescimento de 5,55 para o período.

Jay Chou, analista do IDC, diz que o ano não foi bom para o setor na Europa e nos Estados unidos e "parte disso foi por causa dos tablets".

– Netbooks [computadores menos potentes, com foco no acesso à internet] são passado e as pessoas não têm dinheiro para gastar.

O iPad, lançado em abril de 2010 e que chegou ao Brasil em dezembro, ajudou a impulsionar um novo mercado para os tablets e dezenas de novos modelos devem ser lançados neste ano, reduzindo ainda mais a procura por PCs convencionais.


O IDC não inclui tablets nas estimativas para a indústria, mas afirma que esse mercado deve superar 50 milhões de unidades vendidas em 2011.

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