sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tabuleiros Litorâneos tem investimentos de R$ 227 milhões do PAC


Tabuleiros litorâneos - Foto: Proparnaiba.com

A implantação do projeto Tabuleiros Litorâneos, uma imensa área irrigada localizada nos municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes, na região Norte do Piauí, deverá ser concluída até o final deste ano. Em sua implantação estão sendo investidos cerca de R$ 227 milhões,

recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O projeto, que já tem 2,5 mil hectares implantados, produz frutos livres de agrotóxico, tendo como carro-chefe a acerola, toda ela vendida antecipadamente para uma multinacional que transforma suas polpas em pó e leva para a Europa e Estados Unidos. Mais de 500 operários estão trabalhando na conclusão da segunda etapa dos Tabuleiros Litorâneos, que deverá entrar em fase de produção também em 2011. Depois de vários anos paralisadas, as obras foram retomadas em 2008.

A segunda etapa terá uma área total superior a 5,9 mil hectares, onde serão disponibilizados 311 lotes, 211 deles destinados a irrigantes familiares. O restante será ocupado por agrônomos e técnicos agrícolas. Os empresários, por sua vez, terão à disposição uma área de 1,8 mil hectares para a produção de frutas em escala industrial.

Segundo dados das construtoras Queiróz Galvão e Odebrecht, responsáveis pela construção, mais de 90% das obras civis já foram concluídas, incluindo duas adutoras com três quilômetros de extensão, 15 quilômetros de canais secundários e um sistema viário interno de 120 quilômetros de estradas.

A captação d’água para o projeto é feita no rio Parnaíba, por meio de um canal de aproximação com 1.340 metros de extensão, por onde a água é conduzida para câmaras de sucção da principal estação de bombeamento. De lá, por um canal de 1,5 mil metros, segue para um reservatório de compensação e para o canal adutor principal. A rede de adução é completada pelos canais secundários e terciários, com 8.520 metros.

Os 2,5 mil hectares implantados na primeira fase do projeto têm na produção de frutos orgânicos o seu grande diferencial. São mais de 700 hectares com produtos livres de agrotóxicos e com mercado garantido fora do Piauí. Os colonos estão reivindicando com apoio do Governo do Estado e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), para implantação de uma usina para processamento das frutas em Parnaíba.

Para viabilizar o empreendimento, segundo o presidente do Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos (Ditalpi), Antônio Lúcio, é preciso que os irrigantes cheguem a pelo menos mil hectares plantados com acerola. Hoje, a produção ocorre em 230 hectares. Além de acerola, o projeto produz em maior escala coco, goiaba, caju, milho, feijão e melancia.

Fonte: Francisco Leal - Ccom

Edição: Bernardo Silva para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...