terça-feira, 25 de janeiro de 2011

predio da União Caixeiral volta para as mãos de Parnaibanos

União Caixeiral
Sensibilizado com a edição do impresso “O Piaguí Culturalista” de n.º 38, de dezembro de 2010, cuja página 19 tratava justamente dos 92 anos da União Caixeiral e seu respectivo abandono, o empresário Dr. Valdeci Cavalcante aliado ao atual Secretário do Turismo de Parnaíba, Arlindo Leão, travaram, com empenho, uma verdadeira luta em prol do resgate de um dos prédios mais valiosos da história de Parnaíba, a Unidade Escolar União Caixeiral, localizado à Avenida Presidente Vargas, e que desde 2008 estava em posse de um grupo europeu.

Na manhã do dia 24 de janeiro, reunidos em Teresina, os Conselheiros da Federação do Comércio do Estado do Piauí, presididos pelo empresário Valdeci Cavalcante, aprovaram, por unanimidade, a compra, após análise de documentos e, em anexo, a referida matéria culturalista que denunciava o estado de abandono do tradicional e quase secular estabelecimento de ensino que fez história na educação não apenas de Parnaíba como do Piauí.

O referido prédio, que estava atrapalhando o desenvolvimento do turismo em Parnaíba é passagem para dois dos maiores pontos turísticos e culturais do estado do Piauí (Casa Grande, reformas a serem inauguradas em julho próximo, e o Porto das Barcas), passará por reformas e sediará aquela que será a Escola do SESC (Serviço Social do Comércio).

Segundo o secretário do Turismo de Parnaíba, Arlindo Leão, “o mais importante é que a Caixeiral voltará para as mãos dos parnaibanos e quem ganha com tudo isso é a nossa cidade, que agora enxerga o seu crescimento e eleva a auto-estima da sua gente”. Valdeci Cavalcante, presidente da Fecomércio no Piauí, e um dos principais agentes na compra do prédio, afirmou com exclusividade ao “O Piaguí” que “o SESC está cumprindo o seu papel ao dar a Parnaíba o que é de Parnaíba de fato. Gostaria de destacar que este é um importante passo, não apenas na revitalização de um prédio tão importante para o passado, presente, e doravante futuro do comércio piauiense, mas por conta da sua estratégica localização: fica numa região nobre, histórica e bela, que é o centro antigo de Parnaíba, somando-se a um complexo de prédios eminentes que merecem de todos nós atenção e zelo ímpares. Sei que esta ação nossa traz de volta a tranquilidade que há poucos anos tinha sido extirpada, e a felicidade, afirmo, é de todos nós, é conjunta, alia-se ao lema que carregamos em nossa bandeira: É com olhar de transformação social que o SESC elabora suas ações com o objetivo de ampliar as escolhas para a qualidade de vida do comércio e de sua família”.

Segundo ainda o Secretário de Turismo, Arlindo Leão, dois prédios do Complexo Porto das Barcas estão em fase de conclusão de reformas e tornarão a abrir as suas portas para os turistas e a população em geral, antes mesmo do carnaval. São eles: Os antigos restaurantes Rios e “Sabor e Arte”.

Fonte: O Piagüí - Culturalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...