O horário nobre global está sofrendo. A bola da vez é ‘Velho Chico’, novela que substituiu ‘A regra do Jogo’. A trama atual vem perdendo até para a novela das 6, e não consegue chegar aos 30 pontos de audiência. A Rede Globo já ligou o alerta vermelho, pois ‘Velho Chico’ até agora acumulou uma média de 26.5 pontos; essa é uma das médias mais baixas da história do horário nobre da emissora carioca.

Três últimas novelas

A última trama em que a Globo comandava o horário nobre com folga foi ‘Império’. Depois dessa trama as duas seguintes deram trabalho, e a atual também. ‘Babilônia’ não emplacou e foi considerada o fracasso do ano; depois, o autor de ‘Avenida Brasil’ não conseguiu repetir o sucesso e ‘A Regra do Jogo’ sofreu quando competia com a primeira temporada da novela bíblica ‘Os Dez Mandamentos’. Agora, é a vez de ‘Velho Chico’ amargar uma das piores médias do horário; a atual novela do horário nobre não chega aos 30 pontos, e perde para ‘Êta mundo bom’, trama vespertina que está batendo verdadeiros recordes de audiência.

Globo parece não saber o que fazer

A emissora pediu que alguns acontecimentos fossem adiantados na trama, como foi o caso do casal Maria Tereza e Santo, e também a volta de Martim. Também em reunião, a Globo decidiu que o tema político da novela fosse diminuído, coisa que acabou acontecendo, e as discussões de teor políticos diminuíram drasticamente. O segundo ponto foi que em vez de haver tantas discussões importantes, a trama deveria apostar mais nos romances, e assim novamente os casais da trama ganharam mais espaço, e as cenas românticas foram mais acentuadas.
No entanto, mesmo com os retoques no roteiro central da trama, a novela não mostrou reação, e não chegou na marca mínima dos 30 pontos no Ibope. Por isso, continua preocupando o setor de produção global.
Não se sabe quais serão as próximas intervenções que a Globo fará em ‘Velho Chico’, porém, se a novela não começar a se recuperar, a emissora deverá cortá-la para que a trama acabe logo. Mas será que a próxima novela das 9 conseguirá alavancar a audiência do principal horário global?