domingo, 27 de março de 2016

Irmão de homem-bomba de Bruxelas vem ao Rio para Jogos Olímpicos

Em agosto deste ano, o irmão de Najim Laachraoui, um dos dois homens-bomba que detonaram seus explosivos no aeroporto de Bruxelas, na terça-feira, deixando 11 mortos, vai participar dos Jogos Olímpicos do Rio. Atleta de taekwondo, Mourad Laachraoui vai representar a Bélgica — no ano passado, ele foi medalha de prata no mundial disputado na Coreia do Sul.

Sem conseguir segurar as lágrimas, Mourad, de 20 anos, afirmou em entrevista coletiva não ter notado a radicalização do irmão:

Não queria acreditar que era ele, mas não escolhemos a nossa família. Não percebi mudanças, mas não sou um psicólogo — concluiu.

Segundo o jornal francês “Libération”, os dois irmãos frequentaram a mesma escola católica, em Bruxelas, e eram bons alunos, sem problemas disciplinares. Em 2013, Mourad, que já lutava em campeonatos, perdeu contato com Najim, de 24 anos, que viajou para combater na Síria.

Najim era bom e especialmente inteligente — enfatiza Mourad, para acrescentar: — E continua a ser o meu irmão.

Fabricante de bombas

Najim Laachraoui, de 24 anos, viajou para a Síria em 2013. Ele ajudou a produzir dois coletes suicidas usados nos ataques que mataram 130 pessoas em 13 de novembro, na capital francesa, segundo as autoridades belgas.

A promotoria também confirmou que Laachraoui, um cidadão belga, usou a identidade falsa de Soufiane Kayal ao passar pela fronteira austro-húngara em setembro junto com Salah Abdeslam, um dos principais autores dos atentados de Paris.

Laachraoui foi descrito como cúmplice de Abdeslam. Acusado de terrorismo e assassinato, o belga-marroquino foi capturado na Bélgica na última sexta-feira depois de uma caçada de quatro meses.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...