domingo, 5 de maio de 2013

Consumidores vão gastar até R$ 400 com presente para mães, diz pesquisa

O Dia das Mães será de saldo positivo para o comércio da capital alagoana. Segundo a pesquisa de intenção de compras desenvolvida pelo Instituto Fecomércio, 67% dos consumidores de Maceió pretendem homenagear as mães com presentes que vão de R$ 50 até R$ 400. Este ano a pesquisa apresenta um crescimento percentual de 5% na intenção de presentear as mães se comparado aos dados do ano passado, quando a intenção de compras registrou o índice de 62%.

No levantamento foi constatado que na compra do presente cerca de 10,12% dos consumidores irão desembolsar até R$ 50; 25,68% entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 17,72% entre R$ 101 e R$ 150’; e 10,12% entre R$ 101 e R$ 150. As faixas de valores compreendidos entre R$ 151 e R$ 300 totalizam 30,36% da intenção dos entrevistados. O menor percentual foi registrado para valores acima de R$ 400 (7,39%).

Como consequência, houve redução no percentual de consumidores que não irão presentear suas mães. Este ano, o registrado é de 33% (em 2012 foi 38%).

Entre as razões desta negativa, o endividamento e o fato de não ter a quem presentear aparecem empatados, respondendo cada um por 23,44% dos consumidores; o que totaliza quase metade dos que não irão presentear (46,88%). O desemprego (16,41%) e a falta de costume de dar presentes (7,03%) também são alguns dos motivos sinalizados pelos entrevistados.

A pesquisa demonstra também que, com ou sem presente, a maior parte dos consumidores irá comemorar o Dia das Mães: 92% dos entrevistados pretendem celebrar a data, contra apenas 8% que não comemorarão. A casa dos pais (36,42%) ou a própria casa (35,45%) surgem como locais escolhidos para a comemoração, seguidos de restaurantes (14,06%), casa de parentes (8,63%), outros (2,88%) e casa de amigos (2,56%).

Preferências
Em relação aos produtos que pretendem comprar para presentear a mãe, os itens de vestuário disparam com 40,08% da preferência dos consumidores. Em segundo lugar, com 7,39%, aparecem aparelhos celulares e smartphones, seguidos de bolsas e assessórios (6,23%), calçados (5,84%), joias e bijuterias (5,84%). Os eletrodomésticos também aparecem como opção dos entrevistados, sendo o microondas (4,67%) e a geladeira (3,11%) os mais cotados entre o gênero. Mas há quem pretenda presentear com um item mais moderno: tablets (1,56%), que pela primeira vez aparece na pesquisa de intenção de compras para as mães.

Como forma de pagamento, o cartão de crédito aparece em larga vantagem: 47,86% afirmaram que irão parcelar as compras e 33,07% usarão a modalidade ‘rotativo’. Pagamento à vista em dinheiro responderá por 6,61% das compras. Já a opção de pagamento à vista via cartão de crédito será a escolhida por 11,28%. Apenas 0,78% dos entrevistados disseram preferir pagar com cheques e, 0,39%, com carnê de crediário.

No tocante aos locais de compra, os shoppings e o Centro de Maceió disputam a preferência dos consumidores, com 33,46% e 31,91%, respectivamente. Lojas de rua, bairro e galerias atenderão a 14,01% dos entrevistados, enquanto os supermercados serão escolhidos por 10,12%. Compras online aparecem como opção para 4,28%.

Entre os motivos que os consumidores consideram ao selecionar uma loja para realizar suas compras estão os preços (32,68%), as promoções (17,12%), a variedade (12,45%) e a qualidade (11,67%) dos produtos.

Fonte: G1

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