terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Piauí já começa a colher soja nos Cerrados


Grãos nos Cerrados piauienses (Foto:Regis Falcão)
Alguns produtores dos municípios de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro, na região dos Cerrados piauienses, já estão colhendo a safra de soja. Este ano, eles usaram uma variedade precoce para permitir o plantio de segunda safra, a chamada safrinha, que aos poucos vai se consolidando no estado.
Segundo levantamento feito por técnicos da representação local da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os agricultores piauienses estão preferindo plantar milho na segunda safra, mas também há os que estão plantando sorgo.
O interesse pelo milho acontece por conta dos bons preços do produto no mercado desde a safra passada. Este ano, a área plantada de milho no Piauí deverá chegar a 357,3 mil hectare, sem incluir o segundo plantio, que só pode ser dimensionado após a colheita da soja e a partir da intenção dos agricultores dos cerrados.
A precocidade registrada nos Cerrados do Piauí é por conta da introdução da soja transgênica, que oferece variedades de ciclo mais curto e permite o início da colheita logo em fevereiro, antes do período tradicional, no final de março e começo de abril. Segundo José Drummond de Carvalho, do Setor de Apoio à Logística de Oferta da Conab do Piauí, hoje os transgênicos respondem por 75% dos plantios de soja no estado. Na cultura do milho, este índice sobe para 90%.

Informações Governo do Estado.
Apesar da irregularidade do inverno em algumas regiões, Drummond acredita que não haverá quebra de safra. “O inverno começa a se estabilizar e quem plantou cedo e perdeu está plantando de novo”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...