quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cuidados com a alimentação garante energia para o Carnaval

Agora falta pouco para começar o Carnaval 2012. E é nessa época que muitas pessoas cometem excessos na alimentação e na ingestão de bebidas alcoólicas. E esses abusos podem trazer sérios prejuízos para o corpo, e fazer com que a festa termine antes da hora.

Então, para não ficar com a famosa ressaca na quarta-feira de cinzas, algumas ações podem fazer a diferença para as pessoas que estão brincando nos clubes e nas ruas das cidades. Nada pior do que acordar no outro dia, levantar da cama com a cabeça explodindo de tanta dor, e ainda sentir enjoo, tontura, fraqueza, tremores, sede e um gosto horrível na boca. O nome disso se chama ressaca

O organismo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Por esse motivo que nos sentimos fracos. Além da ressaca, a ingestão excessiva de álcool pode trazer diversos prejuízos à saúde como o ganho de peso, acúmulo de gordura corporal, diabetes, gastrite, úlcera, hepatite, depressão, lesões cerebrais.
A estudante, Maria Adelaide Bastardi, moradora de Itapetininga, no interior de São Paulo, afirma que está as horas para o Carnaval. Ela afirma que se programou para participar da folia em Itapetininga e Tatuí. Sócia de um clube da região, o carnaval começa para ela nesta sexta-feira (17). “Adoro o carnaval. Eu e minhas amigas caímos na folia nas quatro noites, mas temos que evitar os excessos para termos energia para todos esses dias”, afirma.

Segundo o médico do Hospital das Clínicas da capital, a água é um ‘santo remédio’ na prevenção e cura do mal estar do dia seguinte. “A água metaboliza o álcool rapidamente e agiliza o trabalho no fígado e dos rins na hora de eliminar os resíduos tóxicos”, ensina.

O médico ainda dá outras dicas para proteger o organismo. “Tome uma colher de sopa de azeite de oliva antes de beber. O azeite de oliva "engraxa" a camada interna dos intestinos e, assim, o álcool leva mais tempo para ser absorvido pelo organismo”, afirma.

Outras dicas
- Evite comidas com frituras, empanados, molhos e tortas a base de queijos gordos, que sobrecarregam o sistema digestivo e o fígado. Para acompanhar sua bebida, prefira petiscos ricos em carboidrato e proteínas magras que facilitam a digestão do álcool. Por exemplo, canapés de carpaccio, brusquetta de tomate, torradinha com patê de ricota ou queijo mussarela de búfala e lascas de frango grelhadas. Evite também alimentos muito salgados, pois o sal aumenta a sede e poderá fazer você beber mais.

- Já para quem não tomou os cuidados devidos, e ficou de ressaca, a dica é consumir alimentos de fácil digestão. Inclua no cardápio, carboidratos complexos (pão, macarrão, batata, frutas, vegetais e sucos). Esses alimentos fornecem energia ao fígado para processar as toxinas e o excesso de álcool e não irritam a mucosa do estômago.
Fonte: G1
Edição:Wagner Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...