terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Chuvas intensificam no Norte do Piauí, mas estão abaixo da média


O setor de meteorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informa que o período das chuvas no Norte do Estado está ficando cada vez mais caracterizado enquanto no Sul do Estado as precipitações tendem a diminuir. O levantamento considera as atuais condições oceânicas e atmosféricas.

Para o período de março a maio de 2012, a maioria dos modelos de previsão de clima indica chuvas para o Piauí. No Sul do Estado, o período chuvoso deve ficar abaixo da média histórica no referido trimestre.  Na região central e no Norte, há 75% de chance que as precipitações fiquem na média ou abaixo do índice histórico. 

Previsão
A previsão é realizada com base em modelos meteorológicos. No entanto, na região Sul do Estado, como os sistemas meteorológicos que favorecem as chuvas já estão menos intensos, há maior tendência de que o regime pluviométrico permaneça abaixo da média, no trimestre.

Nessa época do ano, um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas no Piauí, é a Zona de Convergência Intertropical – ITCZ, que está se aproximando da região norte do estado. Isto deverá iniciar, efetivamente, o período chuvoso. Mesmo assim, as chuvas deverão ficar abaixo da média no trimestre.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...