Consiste na construção de duas edificações multiuso com cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e Cras, bem como pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.
Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano são as cidades piauienses contempladas com o projeto Praças do PAC. Esse projeto é um instrumento que deverá integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias.
O coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento no Piauí, Mirócles Veras, explica como foi o processo de seleção. “Os municípios interessados enviaram uma carta consulta ao Governo Federal apresentando suas propostas a serem apoiadas com recursos do Orçamento Geral da União. Em dezembro, a lista das cidades selecionadas foi divulgada no Diário Oficial da União”.
O Praça do PAC está situado no eixo Comunidade Cidadã, da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No período 2011/2014 está prevista a construção de 800 Praças, sendo que na primeira seleção serão contempladas 400 propostas.
Existem três modelos de Praças do PAC. Abaixo a imagem da Praça do PAC modelo I:
Ainda neste mês de fevereiro, o Governo Federal disponibilizará os projetos de referência e o manual de execução das Praças do PAC. “Após a liberação do manual de execução poderemos criar um cronograma para a obra. Praça do PAC é um projeto importantíssimo, pois prevê a integração da comunidade em um espaço de lazer e educação. O Piauí é um Estado privilegiado, pois foi selecionado para a construção de cinco unidades somente na primeira seleção”, frisa Mirócles Veras.
Os modelos aprovados são diferentes de acordo com a cidade. Em Teresina, haverá duas praças modelo III nos bairros Santa Maria da Codipi e Angelim. Esse modelo prevê a construção de uma edificação multiuso com cineteatro de 120 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso, Cras e vestiários. O projeto contempla também a construção de quadra de areia, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta poliesportiva, espaço para a terceira idade, anfiteatro, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. O valor de investimento previsto para o modelo III é de até R$ 3,3 milhões.
Em Parnaíba, Picos e Floriano os projetos aprovados são modelo II, que consiste na construção de duas edificações multiuso com cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e Cras. O projeto contempla ainda a construção de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. O valor de investimento previsto para o modelo II é de até R$ 1,9 milhão.
Fonte: Larissa Gomes/CCOM
Edição de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com
muito bom ter essa praça aqui em parniba com uma pista de skate pra galerinha do bmx e do skate andar muito nela e deixa de andar nas ruas muito bom muito bom mesmo so devia ter uma pista de skate mais sofisticada maior com mais obstaculos q a galera daqui mererçe e sem contar no turismo q ia crescer na cidade muito atletas de fora vindo pra andar na nova pista de parnaiba,muito bom so tava faltando mais um pouko de obstaculos
ResponderExcluirmais essa pista de skate ja é uma ajuda pra galera do skate e a galera do bmx evoluirem no esporte
ResponderExcluir