sexta-feira, 15 de julho de 2011

Secretária autoriza contratação de mais médicos em Parnaíba

Secretária Lilian Martins, Dr. Fares José (HEDA) e a dep. Juliana Moraes Souza
A Secretária de Saúde, Lilian Martins, visitou nesta quinta-feira (14)o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, onde autorizou a contratação de mais profissionais em áreas com demanda reprimida. A deputada estava acompanhada do superintendente da Sesapi, o médico Ernani Maia, da deputada Juliana Moraes Souza (PMDB) e da secretária municipal de Saúde de Parnaíba, Dra. Ilvanete Beltrão.

Na conversa com os médicos, a secretária ouviu relatos sobre as dificuldades enfrentadas na estrutura e se comprometeu com algumas ações para melhorar o atendimento. Lilian Martins autorizou a contratação de mais profissionais nas áreas de cirurgia, ortopedia, obstetrícia, anestesia e pediatria. Também foi autorizada a contratação de médico intensivista para reforçar o atendimento na unidade de terapia intensiva no HEDA, que possui dez leitos.

A deputada também advertiu a direção quanto ao cumprimento da carga horária por parte dos profissionais do quadro efetivo. “Não vamos admitir faltas não justificadas que resultam em sobrecarga para alguns profissionais e prejudicam o atendimento da população”, reiterou.

Durante a visita a Secretária convocou o diretor do hospital, Fares Lima, para uma reunião em Teresina nesta segunda-feira. “De modo geral, a avaliação é que a estrutura física é boa, mas a gestão do hospital precisa ser reavaliada”, disse Lilian Martins.

Lilian também afirmou que a Saúde é uma pasta prioritária para o Governo do Estado e que aos poucos o quadro do setor tem apresentado melhorias. “Ainda enfrentamos muitos problemas, mas já temos também resultados satisfatórios em vários municípios”, disse, ao cobrar adequações na gestão do Dirceu Arcoverde.

A secretária também fez questão de explicar que o Estado trabalha para reduzir a demanda reprimida em algumas áreas da Saúde pública e que um novo concurso será anunciado até o final de agosto, com vagas para várias especialidades.

Maternidade
Em Parnaíba, Lilian Martins ainda visitou a Maternidade Dr. Marques Bastos, onde foi recebida pelo médico Edgar Veras e parte do corpo clínico do local. A unidade de Saúde, que é filantrópica, tem 90% do atendimento voltado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A maternidade tem clínica cirúrgica, obstétrica e pediátrica, que respondem por cerca de 400 internações pelo SUS a cada mês, além dos ambulatórios, onde são feitas mais de 500 consultas mensais. Lilian Martins conheceu todas as dependências da maternidade, desde o banco de leite, salas de acolhimento e as de cirurgia.

A secretária elogiou o funcionamento da maternidade e a estrutura disponibilizada aos pacientes do SUS. “Estamos satisfeitos em saber que pacientes que buscam a saúde publica têm acesso a um local com este padrão de atendimento”.

Fonte: Ccom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...