Ministro Carlos Lupi, Governador Wilson Martins e seu vice, Moraes Souza |
O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, veio ao Piauí nesta quinta-feira (30) e cumpriu uma extensa agenda onde firmou a assinatura de termos de compromisso, lançou programas, participou de inaugurações e entrega de certificados de programas federais.
No Palácio de Karnak, Lupi foi recebido pelo governador Wilson Martins e assinou o termo de compromisso que abrirá 8.500 vagas em todo o Estado dentro do programa Projovem. “O Ministério do Trabalho tem um carinho pelo Piauí que acompanhou o crescimento do Brasil, tanto economicamente como nos postos de trabalho”, pontuou. O ministro ressaltou ainda que de janeiro a junho de 2011 já foram atendidas no Piauí, 2.092 pessoas, em 72 turmas espalhadas por 53 municípios.
"Desde 2000 o emprego formal no Piauí tem apresentado um índice louvável de desenvolvimento. Essa parceria que nos temos com o Ministério do Trabalho e emprego é de fundamental importância e fez com que em 2010 nós pudéssemos alcançar uma marca histórica no que diz respeito ao sucesso desses programas", pontuou a secretária estadual de Trabalho e Emprego, Larissa Maia.
O governador Wilson Martins ressaltou o destaque do Piauí em âmbito nacional como o Estado que apresenta menor evasão de alunos no programa, com índice menor que 2%. “Esta é a prova que o Piauí e o ministério apostaram na educação e qualificação”, declarou.
Emprego certo
O ministro e o governador mostraram ainda como se usa o site do programa Mais Emprego e intermediaram a contratação de Francisca Oliveira como empacotadora do grupo Carvalho e de André Araujo Alves, que trabalhará como vendedor externo no grupo Pontes Filho Comércio de Mercadoria em Geral.
Carlos Lupi também falou da importância do programa Marco Zero que combate o trabalho escravo e que foi implantado no Piauí no início de junho. A iniciativa faz com que trabalhadores que forem atuar em culturas extensivas em Estados viagem com sua carteira assinada e direitos garantidos. “O Marco Zero visa acabar com a intermediação e exploração de mão-de-obra. Quem continuar com isso, será levado para a cadeia”, garantiu o ministro.
Durante a solenidade também foi feita a entrega simbólica de certificados a duas turmas de alunos concludentes do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e o lançamento da Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro.
Dinâmico
Carlos Lupi, Wilson Martins e Moraes Souza Filho ainda participaram da inauguração da Agência do Empreendedor, na Central de Artesanato, que tem como objetivo trabalhar o empreendedorismo individual e fomentar a cultura empreendedora na capital. “O Piauí tem um potencial enorme para o empreendedorismo por isso resolvemos criar a Agência que foi também fruto dos cursos do Planteq, que revelou grandes talentos empreendedores”, declarou a secretária Larissa Maia.
,
Coordenadoria de Comunicação Social - Governo do Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.