''Com o Seminário, cresce a sensibilidade dos bispos e das pastorais pela importância da comunicação'', afirmou o presidente da CNBB, Dom Damasceno |
Dom Alfredo Schaffler, bispo da Diocese de Parnaíba (PI) sugere o uso do Skype como facilitador da evangelização. Os apoiaram a ideia e defenderam Meios de Comunicação mais eficientes para as reuniões, como as videoconferências. O debate de encerramento do 1º Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil (Secobb) foi acerca do Skype, um fenômeno das redes sociais, que permite chamadas telefônicas a qualquer distância, troca de mensagens e arquivos e videoconferências.
O bispo da Diocese de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schaffler afirma que as reuniões com as paróquias e dioceses, se tornarão mais frequentes e produtivas com este instrumento tecnológico. “É um dos instrumentos que podem ajudar na interligação. Pois, no nordeste nós percorremos grandes distâncias. E para percorrê-las são necessários custos. Para reuniões simples gastamos dois ou três dias de viagem e um custo enorme. Poderíamos dinamizar tudo isso, com as videoconferências”, afirmou o bispo.
O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli, apoiou a ideia e afirmou que há interesse em aprimorar este tipo de comunicação na América Latina. O monsenhor fez, ainda, outras reivindicações aos demais bispos: “Urgência. Precisamos conhecer essa dimensão tecnológica".
Outro ponto foi sobre "o que comunicar e como comunicar?". "Não é qualquer um que vai falar pela Igreja, na televisão. Não é alguém bonito ou simpático que será escolhido. Alguém com bagagem, conhecimento eclesiástico que será enviado para representar a Igreja", afirmou Dom Celli, que destacou que a preparação dos futuros sacerdotes para a comunicação é outro ponto fundamental.
E, para finalizar, o prelado chamou atenção aos sites diocesanos. "Devemos melhorar a estrutura dos que existem e criar sites para as [dioceses] que não possuem. Um site mais interativo para as pessoas, que possa dialogar com os jovens, principalmente”, enfatizou. Para o presidente da CNBB, o resultado do evento foi positivo para a Igreja e para o povo. “Creio que, com o Seminário, cresce a sensibilidade dos bispos e das pastorais pela importância da comunicação. A Igreja é comunicadora, porque ela é evangelizadora. E evangelizar é comunicar. E isso tudo deve nos ajudar a tomar mais consciência sobre a comunicação. Afinal de contas, Jesus Cristo foi o maior comunicador e, por isso, devemos seguir esta missão de mensageiros”, declarou o presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis.
Por fim, o presidente comentou o apelo de Dom Alfredo. “Essa ideia é fundamental. o Skype já é usado pela CNBB. E vamos começar alguns testes pilotos em breve, pois isso facilita muito a questão dos custos, para alguns bispos que estão muito distantes. Como presidente, darei toda a atenção para este projeto. Se navegar é preciso, comunicar é fundamental também para a Igreja”, afirmou o cardeal.
Jornal da Parnaíba | Renata Igrejas/Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.