quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mais de 15 mil crianças no Piauí estão sem certidão de nascimento

O Brasil tem quase 600 mil crianças sem registro de nascimento, segundo os resultados preliminares do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Piauí, um total de 15.962 crianças ainda não possui o documento.

No estado existe uma campanha para que esse número diminua e uma das alternativas encontradas foi a implantação de um cartório que funciona nos dois turnos, na Maternidade Dona Evangelina Rosa. O objetivo é fazer com que os recém-nascidos já saiam da maternidade com o documento.

A região Nordeste lidera os casos no Brasil: são 200 mil crianças até dez anos nessa situação. Em segundo lugar, está a região Norte, com 182 mil crianças sem registro, e em terceiro, o Sudeste, com 125 mil crianças.

De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), nos últimos anos, o Brasil tem conseguido reduzir o número de crianças sem registro, por meio de campanhas, mutirões e com a melhoria dos serviços dos cartórios. Hoje, por exemplo, um projeto piloto em Belo Horizonte mantém uma unidade interligada de atendimento dentro dos estabelecimentos de saúde que realizam partos para que a criança seja registrada antes da alta hospitalar da mãe.

Com informações da Ascom/Arpen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...