quarta-feira, 31 de março de 2010

Um Homem Chamado Jesus - Paixão de Cristo de Parnaíba 2010


O Grupo PES – Perseverantes do Espírito Santo – Paróquia São Sebastião convida Vossa Senhoria e Família para prestigiar o maior espetáculo de rua do norte do Piauí, “ Paixão de Cristo de Parnaíba 2010”.
Dia 02 de abril de 2010 (sexta-feira Santa)
· As 19:00h
· Ao lado da Matriz de São Sebastião na cidade de Parnaíba/PI,


Ao se aproximar a Semana Santa, a expectativa do cristão se volta para uma série de fatos que se tornaram tradição e se complementam com o clima e o tempero que a época favorece.
Deixando de lado o aspecto de “feriado” e as comidas avindas dos dias santos, ainda impera um sentimento de piedade popular pela paixão do Senhor Jesus e apesar de conhecidos os fatos que o levaram à sua morte, ainda causa frenesi a muitos se deslocam para assistir os espetáculos produzidos por artistas amadores e populares.
A vontade de fazê-lo conhecido, pela sua trajetória entre nós, explorado nos seus mais íntimos detalhes, leva ainda hoje, muita gente a fazer de JESUS CRISTO, a maior fone de inspiração e informação, seja para aprofundar sua história, seja para explorar suspeitas de sua vida divina.
Em Parnaíba, as experiências de alguns grupos de jovens perduram e os fazem merecedores de elogios pelo empenho e dedicação, haja vista que não recebem apoio oficial, e são apenas aliviadas algumas de suas despesas por familiares e amigos comerciantes locais. Destaco aqui a vontade e a garra do Grupo PES (Perseverantes do Espírito Santo), da Paróquia dos Capuchinhos, que a 14 anos leva às ruas da cidade na Sexta-feira Santa, o espetáculo da Paixão de Cristo denominado “UM HOMEM CHAMADO JESUS” com duração de 2 horas carregada de muito realismo e interpretação em 12 cenas executadas por 80 atores fixos, 30 coadjuvantes e 60 figurantes, mobilizados por 12 equipes de sustentação. A exemplo do ano passado é previsto um público de mais de 20 mil pessoas.
O resultado deste trabalho rende ao Grupo PES convites para se apresentar em cidades vizinhas como Luiz Correia e Ilha Grande do Piauí. A equipe Técnica é assinada pela Produção Cultural de Juarez Fontenele e Direção artística do ator, Diretor de teatro e Jornalista Joaquim Lopes Saraiva.
No papel de Jesus Cristo a interpretação fica na responsabilidade de Flaviano Marques; no Papel de Maria: Francileuda Cunha; nos papeis de Pilatos e Herodes, Joeson Araujo e Robson Rodrigues respectivamente.
“Deus amou o mundo de tal forma que deu seu único filho”, seu primogênito para resgate deste planeta que insiste em não acreditar em sua existência, pelo menos 2/3 de sua população. Mesmo ainda sem data certa, a humanidade cristã, celebra sua passagem por aqui, e aniversaria sua vitória (ressurreição) em data móvel, dentro do calendário litúrgico da Igreja Católica, após uma semana de celebrações específicas que culminam com o conhecido “Domingo de Páscoa”.
E para que as pessoas vivam a experiência de Deus entre nós, através de seu Filho Jesus, neste período grupos de teatro procuram mostrar, resgatando no tempo e no espaço, a MEMORIA DO SALVADOR DO MUNDO, pela paixão de Cristo, conhecida por muitos apenas como via sacra.
Um dos objetivos do Grupo PES é fazer com que as 20 mil pessoas que anualmente se acotovelam para ver o espetáculo, levem para casa a mensagem de Jesus, como forma de evangelização, já que esta atividade consta no seu calendário de atividades a cada semana Santa acreditam que uma boa interpretação sensibilizará aos que irão assistir mais do que mil palavras.
O espetáculo, um dos mais prestigiados da região norte do Estado, reunião fé e emoção, será apresentado em Parnaíba no dia 02 de abril as 19h no campo ao lado da matriz de São Sebastião nos cruzamentos entre as avenidas São Sebastião, Capitão Claro, Armando Cajubá e Princesa Isabel. E a grande novidade para este ano, é que algumas cenas (como a cena do fogaréu) serão feita em percurso com a participação da comunidade.

Texto: Kleber lima (colaborador)

Dia 02 de abril
As 19h, ao lado da matriz São Sebastião

FÉ – PAIXÃO – EMOÇÃO no litoral piauiense
­“Um Homem Chamado Jesus*”
Via Sacra de Parnaíba 2010 - 16ª Edição


pro parnaiba.

Um comentário:

  1. Gostei muito deste evento parnaibano, fiquei feliz em saber que a cultura de Parníba continua contagiante, segura e imorredoura. sou de Parnaíba, há dezoito anos moro no DF, mas sempre procura me interar com os acontecimentos de Parnaíba, minha cidade natal a qual eu muito amo. Parabéns a todos. Felicidades! Sampaio Dellamancha.

    ResponderExcluir

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...