sexta-feira, 26 de março de 2010

Desova de tartarugas marinhas no litoral piauiense


Levantamentos recentes apresentam as praias do município de Luís Correia como áreas escolhidas para a desova de tartarugas marinhas. Esses animais migram por longas distâncias para atender às suas necessidades alimentícias e reprodutivas.
Na região litorânea do estado piauiense, o período que corresponde ao comportamento reprodutivo inicia no mês janeiro e se estende até o mês de agosto. Esse comportamento é seguido de algumas etapas como: subida da fêmea as praias, preparação da cama e a liberação dos ovos na cova. Quando a fêmea libera os ovos podemos dizer que houve desova confirmada, entretanto, existem situações onde as fêmeas saem do mar, circula na praia deixando seus rastros e não conseguem desovar. Isso pode ocorrer devido a alguns fatores antrópicos (interferência do homem) como a iluminação artificial, tráfego de veículos e a ocupação desordenada nas áreas de desova. É importante ressaltar que monitoramentos de pesquisas estão sendo realizados nas praias do litoral piauiense com o patrocínio da Fundação o Boticário e apoio da Associação Comunitária e de desenvolvimento da Praia do Arrombado e das comunidades locais.

Por: Werlanne Santana para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...