segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sim, este é Macaulay Culkin (e ele continua sozinho em casa)


Faz 20 anos que ele protagonizou um filme pela última vez (Riquinho, 1995). Desde então, Macaulay Culkin, nova-iorquino de 35 anos, levou uma vida problemática, com idas e vindas em clínicas de desintoxicação, brigas familiares e apenas meia dúzia de aparições fugazes em filmes de repercussão nula. Culkin se tornou figurinha fácil naquelas galerias tipo Que fim levou...?. Mas, de repente, reaparece em um delirante curta-metragem de cinco minutos, no qual reassume o papel de Kevin McCallister, seu personagem em Esqueceram de Mim (1990). E não, não é nada agradável ver em que se transformou aquele menino tão adorável.
E agora ele volta. Se Harrison Ford pode recuperar Han Solo em Star Wars, Culkin tem todo o direito de nos contar que, de fato, Kevin McCallister é hoje um homem perturbado, cuja vida foi marcada por uma mãe que se esqueceu dele no Natal e por dois desconhecidos que durante horas tentaram sequestrá-lo e torturá-lo. Esse é o argumento da websérie :DRYVRS, escrita e protagonizada por Jack Dishel. A série tem vários episódios, cada um com um convidado famoso. O primeiro é Macaulay Culkin.Vamos relembrar. Todas as crianças do mundo queriam ser Kevin McCallister: ele fica sozinho em casa no Natal e tem a oportunidade de viver aventuras em que usa sua criatividade e imaginação para se defender de dois ladrões que entram para roubar. O filme, dirigido por Chris Columbus, continua sendo a comédia de maior bilheteira na história nos Estados Unidos, e fez de Culkin o maior astro infantil de toda uma geração. Mas o ator se envolveu com álcool e drogas, depois de uma polêmica amizade comMichael Jackson e de romper com seus pais, que torraram todo o dinheiro que Culkin ganhou com o filme.


Macaulay Culkin
Macaulay Culkin aparece com esse aspecto macabro em ':DRYVRS’'.


Nesse episódio, McCallister revela que atualmente trabalha como motorista doUber e não perde nenhuma chance de usar a violência. Talvez Kevin esteja tentando reequilibrar suas emoções, transformando-se no torturador, ou talvez aterrorizar vítimas faça com que ele se sinta como naquela noite de Natal, a mais emocionante da sua vida.
No curta, quando o cliente entra no táxi, ocorre o seguinte diálogo:
McCallister (Macaulay): “É Natal, a droga das festas de fim de ano, e a sua família sai de férias e esquece o filho de oito anos. Você passa uma semana sozinho em casa.
Cliente (muito surpreso): “Sinto muito, cara, não foi por mal”.
McCallister: “Precisei defender minha casa de dois invasores psicopatas!”.
Cliente (agora temeroso): “Isso é realmente terrível”.
McCallister: “Eu era só uma criança...”.


O trajeto de carro termina em um tarantinesco banho de sangue, que evoca um pouco a cena da orelha em Cães de Aluguel e um pouco também o final do clipe de Smells Like Teen Spirit, do Nirvana. No primeiro episódio de :DRYVRS – o único em que Culkin aparecerá, já que cada capítulo tem um motorista diferente –, Kevin se refere a si mesmo como “a porra da criança de oito anos mais adorável do mundo”. Uma homenagem ao seu próprio talento e seu carisma infantil, que Culkin tem suficiente instinto criativo e senso de humor para conseguir erradicar. Se tiver assumido que nunca deixará de ser um ícone geracional, um mero brinquedo quebrado, pelo menos agora pode fazer o que bem entender com a sua fama.
Macaulay Culkin está há 21 anos praticamente aposentado do cinema e, após diversos problemas com a Justiça por porte de maconha e de tranquilizantes sem receita e por dirigir embriagado, parece ter ganhado juízo ao lado da atriz Mila Kunis, de quem se separou em 2011, após nove anos de relacionamento. O ator não teve filhos. Agora vive com a atriz de novelas Jordan Lane Price. Além disso, desde 2013 é o líder de uma surrealista banda de rock/trupe teatral chamada The Pizza Underground, uma paródia do Velvet Underground que sempre canta sobre pizza: Femme Fatale virou Pizza Gal (a menina da pizza) e Take a Walk on the Wild Side (dê um passeio pelo lado selvagem) virou Take a Bite of the Wild Slice(morda a fatia selvagem). A banda foi promovida com um vídeo viral de Macaulay Culkin comendo pizza.
Culkin só retorna ao cinema de vez em quando para interpretar psicopatas que, no fundo, são uma homenagem a essa carreira efêmera (seis anos na ativa), mas multimilionária.


Macaulay CulkinMacaulay Culkin e sua namorada, Jordan Lane Price, cantando em 2014 com a banda do ator, 'The Pizza Underground'. /  Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...