sábado, 27 de julho de 2013

Tecelagem: Família trabalha com a arte da tecelagem manual em Parnaíba

 Tecelagem é o ato de tecer, através do entrelaçamento de fios de trama (transversais) com fios de teia  ou urdume  (longitudinais), formando tecidos.
Tecidos produzidos no processo de tecelagem (também conhecidos como tecidos planos ou de cala) não podem ser confundidos com tecidos de malha. Nos tecidos planos há somente duas posições possíveis para os fios de trama: ou ele passa por baixo ou passa por cima dos fios de urdume.
 O processo de tecer pode ser resumido em três operações:
  1. Abertura da cala: operação para selecionar os fios de urdume, formando uma manta de fios mais baixa e uma manta mais alta
  2. Inserção da trama
  3. Batida do pente
Há três desenhos básicos de tecidos: a tela (também conhecida por (tafetá), a sarja e o cetim.
 A tecelagem é conhecida por ser uma das formas mais antigas de artesanato ainda presente nos dias de hoje.
Há cerca 12.000 anos, na Era Neolítica, os homens já utilizavam o princípio da tecelagem, entrelaçando pequenos galhos e ramos para construir barreiras, escudos ou cestas.  Uma vez que essa técnica já era conhecida, é muito provável que o homem primitivo tenha começado a usar novos materiais para produzir os primeiros tecidos rústicos, e, mais tarde, vestuário.  
Dona Terezinha e sua família trabalha no ramo da tecelagem há 30 anos,sua lojinha está localizada em sua própria residência,rua Itaúna-próximo ao semáforo. Redes,tapetes e outros trabalhos são apenas alguns dos trabalhos dessa família. 
São peça de 100 á 250 reais,as redes dura em média uma semana para o termino,os tapetes ganham formas diversas através de desenhos.

Cidade Imparcial/Informações complementares Wikipédia.
http://www.cidadeimparcial.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...