quarta-feira, 31 de julho de 2013

Serie: Maçonaria PARTE I



 De acordo com dados de algumas pesquisas e relatos sobre a maçonaria,vamos publicar em partes a partir de hoje um material relacionado a criação e como foi no passado e no presente,a maçonaria. Falaremos dos maçons mais poderosos do mundo.
Ao final da serie,será feita uma entrevista com um maçom de Parnaíba. Começamos com a criação da maçonaria.

CRIAÇÃO:

A maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria) é uma sociedade secreta, embora seja um termo em desuso pois o usado atualmente é sociedade discreta, de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinasateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
A origem se perde na Idade Média, se considerarmos as suas origens Operativas, ou seja associação de cortadores de pedras verdadeiros, que tinha como ofício a arte de construção de castelos, muralhas etc.
Existem, no mundo, aproximadamente 5,5 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes, 3,2 milhões (58%) nos Estados Unidos, 1,2 milhão (22%) no Reino Unido e 1,1 milhão (20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7%) e 4.700 Lojas.

Maçonaria primitiva

A Maçonaria Primitiva, ou "Pré-Maçonaria", é o período que abrange todo o conhecimento herdado do passado mais remoto da humanidade até o advento da Maçonaria Operativa. Há quem busque nas primeiras civilizações a origem iniciática. Outras buscam no ocultismo, na magia e nas crendices primitivas a origem do sistema filosófico e doutrinário. Tantas são as controvérsias, que surgiram variadas correntes dentro da maçonaria. A origem mais aceita, segundo a maioria dos historiadores, é que a Maçonaria Moderna descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.

É evidente que a falta de documentos e registros dignos de crédito, envolve a maçonaria numa penumbra histórica, o que faz com que os fantasistas, talvez pensando em engrandecê-la, inventem as histórias sobre os primórdios de sua existência. Há aqueles que ensinam que ela teve início na Mesopotâmia, outros confundem os movimentos religiosos do Egito e dos Caldeus como sendo trabalhos maçônicos. Há escritores que afirmam ser o Templo de Salomão o berço da Maçonaria. 

GOB fez a Independência do Brasil, o maior acontecimento da Nação. Numa data posterior, o segundo grande acontecimento do Brasil, a Proclamação da República, foi realizada pelo então, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil: O Marechal Deodoro da Fonseca.
Antes da Proclamação da República é justo destacar a grandiosa missão de Duque de Caxias para manter a unidade do Império. Se não fosse a experiência iluminada deste grande brasileiro, Herói Nacional, o Brasil teria se esfacelado em várias repúblicas. Duque de Caxias foi Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho e Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil.

Selo do Rito Brasileiro.
Aliás, o papel do Grande Oriente do Brasil, na formação política do nosso país, foi de grande importância. Desse papel fala o grande pesquisador Adelino de Figueiredo no seu livro, NOS BASTIDORES DO MISTÉRIO: "O Grande Oriente do Brasil foi durante mais de um século, o manancial inesgotável onde o Império e a República recrutavam alguns dos mais insignes estadistas.
Em 1717, a formação da Primeira Grande Loja se deu através da reunião de 4 Lojas Londrinas, que se uniram para fundar a Grande Loja.
Não é o objetivo desse post tratarmos dos motivos que podem ter levado a essa fundação, portanto, não vamos nos ater nisso. O que creio ser importante ressaltar é que existiam outras Lojas Maçonicas por toda a Inglaterra, e que nenhuma delas estava envolvida nesse processo. Aliás, existiam outras Lojas na própria cidade de Londres.
É possível dizer que existiam motivos mais locais do que universais na Fundação dessa Grande Loja. Depois da fundação foi escrita a primeira Constituição Maçônica, em 1723, conhecida como “Constituição de Anderson” (apesar de também ter sido escrito pelo maçom Théophile Desaguliers).

Constituição de Anderson

Como já vimos anteriormente, podemos encontrar referências Católicas em vários documentos maçonicos anteriores a Maçonaria Moderna. Isso não acontecia mais depois de ter sido fundada a Primeira Grande Loja. A Maçonaria agora tinha, aparentemente, um caráter liberal, e vários pontos da Constituição de Anderson nos ajudam a reforçar essa ideia, como:
“Todo maçom é obrigado, em virtude de seu título, a obedecer a lei moral. E como compreende bem a Arte, ele jamais será nem um ateu estúpido nem um ímpio libertino. Da mesma maneira que, nos tempos passados, os maçons eram obrigados, em cada país, a professar a religião de sua pátria ou nação, qualquer que ela fosse, nos tempos atuais nos pareceu mais adequado não obrigar além dessa religião na qual todos os homens estão de acordo, deixando cada um livre para ter sua opinião própria.
A mesma consiste em serem homens bons e verdadeiros, homens de honra e probidade, quaisquer que sejam a denominação ou as crenças pelas quais possam se distinguir. De onde segue que a Maçonaria é o Centro de União e o meio de suscitar a verdadeira amizade entre as pessoas. Sem ela, permaneceriam em um perpétuo distanciamento”.
Com esse pensamento vemos que não se acredita ser adequado que os Maçons sejam obrigados a “professar a religião de sua pátria ou não”. Portanto, a pergunta do porque essa mudança ocorreu poderia estar nesse documento. Uma resposta aparente é a de que agora a Maçonaria presava mais por Ideais do que pela Construção de Lugares Sagrados.


Parte II



Mais sobre isso:
http://parnaibanomundo.blogspot.com.br/2013/07/abrindo-o-jogo-paris-jackson-comeca.html Informações complementares: História da Maçonaria.

@Wagnerroberto25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...