sexta-feira, 26 de julho de 2013

Varal Fotográfico mostra diversidade cultural e artística em Parnaíba

A Praça da Graça, no Centro de Parnaíba, recebe nesta sexta-feira (26) e sábado (27) o IV Varal Fotográfico que é organizado pelo Parnaíba Foto Clube. O evento reúne cerca de 100 fotografias que mostram traços da arte e cultura. São 15 fotógrafos amadores e profissionais participando da mostra que será está aberta ao público das 7h às 17h.
Varal foi montado na Praça da Graça, Centro de Parnaíba (Foto: Gustavo Pereira)Varal foi montado na Praça da Graça, Centro
de Parnaíba (Foto: Gustavo Pereira)
O Varal Fotográfico se integra à programação cultural da cidade e, de acordo com os seus organizadores, tem o intuito de movimentar os integrantes do Clube e ainda aproximar as pessoas da arte fotográfica.

“As imagens deixam a tela do computador e vão para um espaço público onde as pessoas têm uma maior facilidade de acesso. Além disso, a mostra movimenta os fotógrafos e dá visibilidade aos seus trabalhos”, disse Mauro Freitas de Ataíde, um dos integrantes do Parnaíba Foto Clube e que também participa da mostra com alguns trabalhos.
Varal fotográfico também será levado para o Calçadão Cultural da Beira Rio (Foto: Janaína Leocádio)Varal fotográfico também será levado para o Calçadão Cultural da Beira Rio (Foto: Janaína Leocádio)
Todas as fotografias foram impressas em papel fotográfico texturizado linho. Alguns fotógrafos participam da mostra com ensaios, a exemplo de Cândido Neto, que trabalhou o movimento da gota d’ água em várias imagens. Os demais nomes que assinam os trabalhos do Varal Fotográfico são: Frei Ricardo Regis, Diógenes Medeiros, Luiza Meireles, Janaína Leocádio, Gustavo Pereira, Beth Rocha, Tayson Meneses entre outros.

As demais imagens retratam a cultura através da arquitetura, dança e artesanato. São cenas que mostram, por exemplo, desde o trabalho do artesão até a peça pronta. Outras fotografias trazem o colorido do Bumba-Meu-Boi e das quadrilhas juninas.
Helder Fontenele e Mauro Freitas de Ataíde, integrantes do Parnaíba Foto Clube (Foto: Patrícia Andrade/G1)Helder Fontenele e Mauro Freitas de Ataíde, integrantes do Parnaíba Foto Clube (Foto: Patrícia Andrade/G1)








“Todas as fotografias mostram a evolução técnica dos participantes e também do próprio evento”, destacou Helder Fontenele, outro integrante do Parnaíba Foto Clube.

Além da Praça da Graça outro local que também irá receber o IV Varal Fotográfico será o Calçadão Cultural da Beira Rio, que nesta sexta-feira conta ainda com o XXI Butiquins e Blues com show de Teófilo Lima no Porto das Barcas. Na Beira Rio a mostra pode ser conferida das 19h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...