quarta-feira, 17 de julho de 2013

Árvores são plantadas para evitar avanço de dunas sobre Ilha Grande

Para evitar que a cidade de Ilha Grande, principal acesso ao Delta do Parnaíba, seja invadida pela areia, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), realiza o projeto de contenção das dunas.
A área das dunas foi dividida em quatro partes e o trabalho de contenção teve início na área 3, que conta com 131 hectares, considerada a região mais afetada pelo avanço das dunas.
No total serão plantadas 10.600 mudas de espécies como cajuí, caju, jatobá, guajiru e murici. “Estamos plantando nessa região mudas nativas, em cima de uma biomanta de fibras feita com casca de coco da praia. A princípio, a função dessa biomanta era evitar que as mudas fossem soterradas, mas percebemos que a medida em que plantamos as mudas essa biomanta vai se decompondo e já vai fazendo uma pré-contenção do solo, contribuindo para o estacionamento dos grãos de areia”, explicou Roseana Galeno, bióloga do projeto.
O projeto é executado por técnicos da Semar e da Consplan, empresa responsável pela execução das obras. A obra é no valor de R$ 2.149.207,96, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
“Este trabalho é primordial para garantir que a população não venha a ter suas casas, o seu comércio ou outros tipos de propriedades soterradas pelas dunas. Já vínhamos pleiteando recursos para fazer um trabalho que possa evitar que estas dunas se movimentem até se tornarem um perigo eminente apara os moradores”, enfatizou Dalton Macambira, secretario estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Fonte: Cidade Verde
portalcostanorte.meionorte.com/arvores-sao-plantadas-para-evitar-avanco-de-dunas-sobre-ilha-grande/#sthash.hVkBAO98.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...