Hoje será conhecido o campeão brasileiro de 2011. Está acontecendo exatamente da forma como muita gente previa, ou seja, Corinthians e Vasco chegam com chances de erguer a taça, porém com diferenças entre si. De acordo com especialistas e institutos de pesquisa, o Corinthians tem entre 80% e 90% de chance de vencer, enquanto o Vasco fica entre 5% e 10%. No entanto, futebol não é uma ciência exata e esses números podem ser contrariados.
O Corinthians tem 70 pontos e vai comemorar o seu quinto título nacional com um simples empate com o Palmeiras. Já a missão vascaína é um pouco complicada, já que terá de vencer o Flamengo e ainda torcer por uma derrota corintiana.
Além dos dois pontos de vantagem sobre seu oponente, o elenco do Corinthians está mais descansado, já que está disputando apenas uma competição. Isso quer dizer que o técnico Tite tem tido tempo para fazer os últimos ajustes e os jogadores têm toda a condição de recuperação de cansaço ou lesão.
Já o Vasco, que está dois pontos atrás, segue desgastado fisicamente e psicologicamente, já que vinha disputando também a Copa Sul-Americana (foi eliminado na última quarta-feira). Com isso o treinador interino Cristóvão Borges tem procurado levar a coisa na base da conversa, já que não havia tempo para ajustes técnicos e táticos. Além disso, o Vasco vai enfrentar o Flamengo, que precisa de um resultado positivo para garantir sua vaga na taça Libertadores do ano que vem.
No entanto, a vantagem corintiana em termos de pontos vem de algumas rodadas. O time poderia estar em uma situação ainda mais favorável, não fosse aquele tropeço diante do América Mineiro, quando foi derrotado por 2 a 1, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Aliás, o Timão chegou até ensaiar uma volta olímpica no domingo passado. O time sentiu o gostinho do título durante pelo menos cinco minutos, uma vez que seu jogo contra o Figueirense (vitória por 1 a 0) já havia terminado e, no Rio de Janeiro, o Vasco empatava por 1 a 1 com o Fluminense. Porém, quase no último minuto, aconteceu aquilo que muita gente achava improvável, os vascaínos se superaram e viraram o marcador.
Sem dúvida nenhuma será um domingo de grandes emoções. De um lado o Corinthians, favoritíssimo, e, do outro lado, o Vasco, que vem ao longo da competição mostrando que também merece ser pentacampeão brasileiro. Acredito que será um dia perigoso para os cardíacos, porque as emoções serão muito fortes.
O Timão faz o maior clássico paulista contra o Palmeiras e o Vasco pega o Flamengo no chamado “clássico dos milhões”. No caso do paulista, o Palmeiras é mero coadjuvante, já que não aspira mais nada no campeonato. No entanto, tem o brio dos jogadores, tem a vontade de vencer e, acima de tudo, uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Já no duelo carioca, também estará em campo uma rivalidade centenária e o fato de os dois times necessitarem da vitória.
Como já disse outras vezes aqui mesmo, haja coração. O favoritismo é dos corintianos, mas o “Trem Bala da Colina” já mostrou que é forte e não se entrega nunca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.