terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Surfistas aproveitam ondas grandes na Pedra do Sal


Surfistas de Parnaíba e região aproveitam presente de Natal que veio do mar (Fotos: Proparnaíba)
Nesde sábado (24) o swell previsto pelos sites especializados em surf chegou ao litoral do Piauí. Durante dois dias dezenas de praticantes do esporte se concentraram no Curvão na praia da Pedra do Sal em Parnaíba para aproveitar o presentão da natureza.
Com boas sequências e ondas com pico de até dois metros de altura os praticantes do esporte radicalizaram nas manobras e desafiaram sobre a prancha.
O swell é um fenômeno da natureza pouco comum e trata-se de um conjunto de sequências de ondulações, que viajam sobre o oceano, vindas de áreas longínquas, aonde elas foram criadas por tempestades que provocam ventanias sobre grandes áreas oceânicas, chamadas de pistas de vento.
O evento da natureza foi monitorado durante vários dias pela Associação de Surf do Piauí – ASPI e pelos praticantes da modalidade no litoral do Piauí. “As informações de satélite são publicadas em sites especializados no assunto, agora que as ondas chegaram os surfistas vieram aproveitar esse evento da natureza na praia da Pedra do Sal onde o swell chegou com melhor aproveitamento para o surf”, revelou Fábio Sousa.
Durante dois dias os praticantes do esporte curtiram sequências de grandes ondas que proporcionaram mais de dois minutos em cima da prancha, tempo relativamente longo para quem pratica o surf.
MAIS SOBRE O SWELL:
Palavra inglesa que significa ondulação oceânica, um determinado swell possui direção, velocidade e tamanho bem definidos, e que funcionam na prática como uma impressão digital do swell, diferenciando-os das outras ondulações sobre o oceano. O espectro de ondas define quais os swells que estão viajando sobre o oceano em um determinado ponto, porque diferentemente do vento, podem existir vários swells no oceano ao mesmo tempo.
Quando o swell chega à praia, dependendo de suas características, as ondas irão aumentar de tamanho e força. Como um determinado swell tem uma direção bem definida, esta direção irá definir boas ou más condições para a prática do surf em certo local (ou pico) do esporte.
Fonte: Proparnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...