segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Governador visita aterro que é modelo na produção de energia nos EUA


No primeiro dia da viagem que faz aos Estados Unidos, o governador Wilson Martins visitou um dos símbolos mundiais da sustentabilidade: o aterro sanitário de Altamont, no município de Livermore, a 80km de São Francisco, na Califórnia. O aterro é administrado pela companhia Waste Management, líder no tratamento de resíduos sólidos nos Estados Unidos.
Acompanhado da deputada Lílian Martins, o governador foi recebido por dois diretores da empresa: Marcus Nettz, Gerente Geral do Aterro; e William Louis, Gerente das operações de gás. O moderno aterro Altamont é reconhecido internacionalmente por suas práticas sustentáveis e liderança na gestão de resíduos, especialmente na produção de energia limpa a partir do lixo domiciliar, urbano e industrial. A intenção de Wilson Martins é buscar experiências que coloquem o Piauí nas estratégias nacionais de produção de energia verde.

O governador lembrou que o Brasil tem como prioridade avançar de forma acelerada neste setor, onde ainda é baixa a gestão dos resíduos. Wilson observou ainda que, além do aspecto ambiental, esse tipo de ação vem se convertendo em importante atividade econômica. Um exemplo é o Waste Management, grupo que controla Altamont, emprega mais de 45 mil funcionários e tem faturamento de R$ 12,5 bilhões de dólares a partir do atendimento de clientes residenciais, industriais, empresas comerciais e órgãos públicos.

“Temos realidades distintas, mas podemos aprender muito com essa experiência”, disse Wilson Martins. Ele observou que a questão ambiental é um dos grandes desafios da sociedade moderna. “Nós, no Piauí, precisamos estar atento a esse tema, no que diz respeito à preservação de nosso patrimônio ambiental. Um adequado destino aos resíduos faz parte desse desafio, tanto quanto o fortalecimento de nossos parques e proteção da Bacia do Parnaíba”, ressaltou o governador. 

A empresa
Wilson Martins acenou para a possibilidade de cooperação com a empresa norte-americana. "É algo que podemos avaliar, sim", disse. O aterro sanitário de Altamont foi um dos primeiros a adotar tecnologias de energia verde, possuindo uma das mais bem sucedidas plantas de gás natural, e pioneiro na instalação de turbinas para converter o gás do aterro em energia elétrica. A energia que sai dessas turbinas é suficiente para atender 8 mil residências.

A cada dia, a Usina de Gás Natural de Altamont realiza a queima limpa de 50 mil litros de gás. Cerca de 300 veículos da própria companhia Waste Management, controladora de Altamont, são movidos pelo gás produzido na usina. O uso desta energia limpa elimina cerca de 30 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...