Na parte da tarde o local volta a funcionar de 14 á 17 horas.
quadros com várias imagens fazem parte do acervo,assim como peças da RFSA.
HISTORICO DA LINHA: A linha da Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até 1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente a Teresina no mesmo ano. Os trens de passageiros serviram à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia faz parte da ligação Ceará-Maranhão. | ||
A ESTAÇÃO: Foi inaugurada em 1920. Onde nela havia um virador. Curiosamente, ele ficava do lado onde as pessoas chegavam e saíam da estação, e não no páteo de manobras propriamente dito. Hoje abriga um museu. Os trilhos ainda estão lá. Notar um velho truque abandonado, em frente à estação. E, na plataforma, um par de poltronas, de 1ª classe! Em 1952, 32 anos após a chegada dos trilhos em Parnaíba, a EFCP inaugurou um enorme prédio. Nele, funcionaram o almoxarifado, escritório e oficinas da ferrovia. Segunda maior cidade do estado, Parnaíba comportava este investimento já que Luiz Correia, ponto final da ferrovia, 18 km adiante, era o único porto do estado, mas uma pequena localidade.Na verdade, em 1979, de acordo com o Guia Levi, a linha Parnaíba a Teresina ainda funcionava. |
Fotos de Cidade IMPARCIAL.
http://www.cidadeimparcial.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.