terça-feira, 17 de setembro de 2013

Litoral do Piauí receberá primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf

As disputas serão realizadas em Barra Grande no município de Cajueiro da Praia (PI) e fazem parte da programação do Festival das Emoções, que acontece entre os dias 18 a 20 de outubro.

Ventos fortes sopram no litoral piauiense, que é apontado por publicações e especialistas no assunto como um dos melhores pontos do mundo para velejar, o que acaba atraindo praticantes de kitesurf e windsurfe de várias regiões.

Este ano, a praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, a 299 quilômetros da capital Teresina, receberá a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf, durante o Arena Kite Brasil. As disputas fazem parte da programação do Festival das Emoções, que acontece entre os dias 18 a 20 de outubro, reunindo um grande salão de turismo, ecoturismo, negócios e esportes de aventura.


Além das correntes de ar, que sopram o ano inteiro, as águas de Barra Grande são quentes e convidativas, o que certamente atrairá atletas do país inteiro para o Arena Kite Brasil. “Já temos confirmados atletas do Piauí, Ceará, Santa Catarina e esperamos vários outros estados”, disse Pedro Fontenelle, diretor da prova, com apoio da Signature. Serão três as modalidades disputadas no Arena Kite: Freestyle, Big Air e Downwind, com premiação de R$15 mil.

Kitesurf no litoral piauiense( Foto: Divulgação)
No Freestyle, ou estilo livre, os kitesurfistas poderão usar a criatividade e abusar dos ventos para realizar suas manobras. O julgamento será baseado na bateria inteira e não em manobras individuais. Um atleta que realizar apenas uma grande manobra (Big Trick) não será julgado como superior aquele que realizou mais manobras com dificuldades ao longo de toda a bateria. No formato homem a homem, os atletas competem um contra o outro.

Na modalidade Big Air, o objetivo é alcançar o maior período de tempo no ar durante qualquer salto realizado na apresentação. Passarão para a fase seguinte os atletas que conseguirem voar mais alto. O formato dessa modalidade é realizado em mangas de 10 minutos com quatro atletas, onde passam os dois primeiros, até se chegar aos vencedores.

A Downwind será uma regata, onde os competidores partirão de Barra Grande até a Praia do Coqueiro, em Luís Correia, podendo desfrutar dos fortes ventos e de paisagens paradisíacas, com praias de areias brancas e mar azul.

Além do Arena Kite Brasil, o Festival das Emoções terá ainda o Enduro das Dunas, uma prova para motos e quadriciclos, na categoria velocidade, em um circuito onde o público poderá conferir de perto as manobras radicais dos pilotos que prometem radicalizar; o GP de Ciclismo, no estilo speed, invadirá ruas e avenidas do litoral, com 150 quilômetros de percurso em disputas alucinantes, no qual os atletas poderão montar suas equipes e gerar grandes disputas; a Corrida Cross Country Trail Runner será voltada para os corredores que curtem uma boa aventura, na qual o percurso de 21 quilômetros promete reunir atletas amadores e profissionais pelas ruas de Parnaíba até a Lagoa do Portinho.

O foco maior do Festival das Emoções é o Salão do Turismo da Rota das Emoções, que terá mais de 60 estandes com objetivo de expor produtos, gerar negócios, fazer intercâmbio, palestras, workshops e outras atividades envolvendo todos os municípios que compõem a Rota, Ceará, Piauí e Maranhão.


 Edição do Jornal da Parnaíba | Por Márcia Cristina e Larissa Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...