quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dinâmica de grupo: cinco dicas para se dar bem e conquistar a vaga


especialista em recrutamento conta o que empregadores observam

Por Pollyana de Moraes














Já não é fácil encarar ]
uma entrevista desemprego,
imagine então uma etapa do
processo seletivo onde,
além dos empregadores,
 estão presentes
os outros candidatos
ao cargo.
A temida dinâmica
de grupo
é um desafio que
testa o
autoconhecimento,
confiança
e os nervos de quem passa por ela.


Para entender como é possível
aliviar o estresse dessa etapa,
conversamos com uma
especialista em recrutamento e separamos os
cinco diferenciais que um candidato
preparado deve ter. Veja na lista abaixo.
  • 1
    Look
    Se a primeira impressão for mesmo a que fica, a escolha do
    que vestir para uma dinâmica de grupo tem um papel importante.
    Na dúvida, leve sempre em consideração o perfil da empresa e da vaga.
    “Por mais elegante que seja, um terninho não vai ajudar ninguém na
     seleção para uma vaga numa agência de publicidade, por exemplo.
    Da mesma forma, não dá para usar jeans numa seleção de área jurídica.
     O segredo é checar antes todas as informações sobre o empregador e 
    adotar um estilo de acordo. Quem está muito fora dele não será contratado”,
    diz a diretora da consultoria “People on Time”, Elvira Berni. No mais,
    uma dose de vaidade sempre ajuda: aposte na maquiagem leve e nas
     unhas bem feitas.

    Leia também: Camisa: cinco formas de usar a peça em diferentes estilos
  • 2
    Apresentação
    Sabe aquele momento em que cada candidato é convidado a
    se apresentar? Fuja das longas autobiografias e adote um
    discurso coeso e de,

    no máximo, três minutos. Para os mais tímidos, o truque é
    treinar o texto em casa.
     “É sempre imprescindível dar todas aquelas informações
     pessoais que
    os consultores de RH pedem, mas o diferencial está em ‘temperar’ 
    a apresentação com bom humor. Faça as pessoas rirem com seus c
    omentários mais inteligentes
    e bem colocados. Isso mostra sua tranquilidade e leveza
    diante da situação”,
    explica Elvira Berni.

    Leia também: Como falar bem em público: veja dicas para ser um sucesso
  • 3
    Confiança
    Em vez de encarar a dinâmica de grupo como um bicho de sete
    cabeças, procure adotar uma forma positiva de enxergar esse momento,
    que pode ensinar muito sobre sua área, seus concorrentes
    no mercado e
    sobre você mesmo. “Encare tudo como um aprendizado,
     ouça atentamente
    o que os outros candidatos dizem e evite ações que
    evidenciam desconforto,
    como mexer as pernas, bater os pés no chão e rabiscar.
    Procure respirar compassadamente para driblar a ansiedade
     e manter a calma”, alerta a diretora da “People on Time”,
     Elvira Berni.
    Enquanto os outros candidatos falam de si mesmos ou tentam
    inflar as
    qualidades, lembre-se de suas próprias conquistas e do que
    você pode
    oferecer de bom. Jamais se sinta menor ou menos capaz do que
    o resto da turma.

    Leia também: Quatro lições de carreira para aprender com James Bond
  • 4
    Atitude
    Uma dinâmica de grupo tem sempre pelo menos uma atividade em
     grupo. Além da oportunidade de avaliar como cada
    candidato negocia
    situações com seus concorrentes,
    os empregadores usam esse momento para identificar
    competências,
     como liderança, poder de persuasão e trabalho em equipe.
    O mais importante não é a execução da tarefa em si, mas sim 
    o comportamento que se adota diante dela. O quanto
    esse candidato
    participa, discute e se empenha para fazer o que foi pedido
    é o que vale”,
    explica a especialista em recrutamento e seleção.
    O truque é o seguinte:
    evite sempre a arrogância e a vontade de aparecer a
    qualquer custo.
     Mostre que seu trabalho dispensa apresentações.

    Leia também: O que as mulheres poderosas têm e que 
    você também pode ter
  • 5
    O que não fazer de jeito nenhum
    Por fim, nunca mais diga que seu pior defeito é ser ansiosa e que
     sua melhor qualidade é a orientação para resultados. “Respostas
    prontas são sempre uma decepção. Procure evitar jargões e transmita
    mais leveza na conversa”, diz a consultora. Ela recomenda substituir
    o “trabalho em equipe”, por exemplo, por um “podem contar comigo”
    e ainda encarar toda a situação como um "início de namoro" na hora de
    assumir as falhas. Numa hora dessas, será que você precisa 
    mesmo entregar que sente preguiça todo dia depois do almoço?

    Leia também: Sete vícios de comportamento que

     atrapalham o sucesso
     Edição: Parnaíba no Mundo


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